.
Quanto ao Mestre Artur:
.
From: André Luiz Lacé
To: mestrebogado@yahoo.com.br ; Evaldo Bogado
Cc: mestremintirinha@yahoo.com.br
Sent: Monday, March 30, 2009 6:01 AM
Subject: Fw: Organigrama Resumo
.
Prezados amigos,
Pernoitamos em Petrópolis, onde fomos aplaudir estréia de peça teatral de velho amigo. Pensava, na "subida" visitar o Grande Mestre Artur Emídio, na Caneca Fina, em Guapimirim/RJ.
.
Puro erro de cálculo (geográfico), posto que Caneca Fina fica na subida, sim, mas para Teresópolis/RJ.
.
Voltando, ontem, domingo, tomei coragem - já não sou mais criança - alonguei o percurso e dei um pulo até o Artur. Afinal, dia 31 (março/2009), terça-feira, ele completa 79 anos!
Chegando lá, de saída, Dilcéa Maria, que tinha comprado na estrada um gigantesco cacho de banana nanica, cortou metade e deu para ele.
.
Como sabia que o liquidificador dele tinha quebrado (ele não passa sem uma vitamina de frutas, no que faz muito bem), levei um 0 Km de presente e mais uns bagulhetes.
.
Seria uma demonstração de grandeza e maturidade se as lideranças capoeirísticas do Rio de Janeiro fizessem alguma coisa sobre isso. Quem mais lucraria com tal iniciativa, seriam essas próprias lideranças.
.
Não sei se vocês estão a par do livro do Formado Comprido (Sevilha), as pesquisas de Dom Javier (Astúrias, também Espanha. o "organigrama" que fez é muito interessante), de Mestre Leopoldo Vaz (Maranhão), de Cavalheiro (Sorocaba), Carlos Eduardo (Canadá e Brasília), Miltinho Astronauta (Toronto), professor-doutor Luiz Sérgio Dias o e alguns outros mais. O fato é que pouco a pouco vai se formando uma rede de pesquisadores independentes de primeira linha. Claro, não concordo com grande parte do livro do Formado Comprido, mas entendo que é o melhor sobre a chamada Capoeira "Regional", incluindo-se aí todas as fantasias, contradições e marketing excessivo.
.
Em pouco tempo teremos a verdadeira História da Capoeira a alcance do mundo. Isso é muito bom.
.
Bueno, o celular de Artur é 9798-1815, sugiro que, de hoje para amanhã, vocês gastem não mais de 30 segundos de suas respectivas vidas e telefonem para o velho mestre, dando um "alô" pelo aniversário.
.
O ideal seria que, todos nós criássemos condições para uma aposentadoria justa (prestou, sim, relevantes serviços à Capoeiragem) decente, mas, na impossibilidade disso, pelo menos um telefonema rápido (nem interurbano é).
André Luiz Lacé
.
Em tempo: Há um estratagema manjado de se fingir que não se conhece ou que não se leu, para não reconhecer mérito de terceiros e poder plagiar à vontade. Felizmente, não é regra geral. Mestre Acordeom, por exemplo, bom capoeirista e bom caráter, em seu primeiro livro, deu depoimento sincero, desassombrado e definitivo sobre o grande Mestre Artur Emídio de Oliveira (veja também em anexo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário