Fonte: http://www.comunidadenews.com/cultura/cultura-brasileira-inspira-trabalho-de-artista-americana-4722
Por: Angela Schreiber
Através dos trabalhos expressa o que viu na Bahia.
O Brasil é a maior inspiração para uma jovem artista plástica americana. Os trabalhos de Magdalena Santos, 22, trazem a marca do país tropical. E ela nem quer que seja diferente. Por isso, busca cada vez mais envolvimento com a comunidade brasileira.
O amor pelo Brasil está acompanhado do gosto pelas artes. A técnica mais usada por Magdalena é a mista. Desenhos feitos por lápis e caneta ganham mais vida quando pintados com tinta óleo. Como trabalho atual, produz um livro somente de ilustrações a lápis, onde um único desenho ganha vários níveis.
Magdalena foi introduzida ao mundo das artes por uma tia, a qual ensinou-a a pintar aos 12 anos de idade. No segundo grau e na universidade, aprendeu a fazer livros e desenhos da anatomia humana. Confidenciou que gosta de desenhar desde sempre e decidiu arriscar em novas técnicas de arte, como a argila.
O dom natural chamou a atenção dos professores. Sempre bem orientada, Magdalena deixava o lápis deslizar livremente, falando de arte à sua própria maneira. Quis mais, e aprendeu também a trabalhar com bronze. Formou-se em maio último em Literatura, Línguas e Artes pela Universidade de Nova York, onde realizou exposições com os colegas de curso.
A primeira ida ao Brasil aconteceu aos 16 anos de idade, quando foi acompanhar o grupo de capoeira do qual era integrante. Mais especificamente na Bahia, viu que a vida no local era muito diferente daquela de jovem criada na classe média de New Jersey. Os problemas sócio-econômicos locais deram-na vontade de ensinar as pessoas.
Brasil na veia
Foram seis idas ao Brasil no total. Em uma delas conheceu um lutador de capoeira que se tornaria seu marido. Os dois estão casados há três anos e ela é muitas vezes confundida com brasileira, denunciada somente pelo português com sotaque e pelos fortes traços caucasianos.
Nem a barreira enfrentada como estrangeira para fazer um curso na Universidade Federal da Bahia (UFBA) afastou Magdalena do Brasil. Para o livro ao qual se dedica atualmente tirou uma foto de um amigo do marido segurando um berimbau. “Preciso expressar o que vi lá”, justificou.
A flexibilidade de Magdalena no campo das artes vai um pouco além. Desenhos de pessoas feitos no linho ganharam mais vida com delicados bordados. E assim a artista vai divulgando a sua arte, imprimindo uma marca própria. Ou melhor, a marca do Brasil. Segundo ela, o país a segue, portanto ela não corre o risco de ser esquecida. Se por acaso isto acontecer, com certeza ela irá atrás.
Contatos com Magadalena Santos devem ser feitos através do telefone (609) 240-5802 ou do e-mail magdalenasantos@live.com.
Um comentário:
intresting,,,
karasiwa.blogspot.com
wesstion.blogspot.com
Postar um comentário