quarta-feira, 4 de março de 2009

André Lacé apresenta o livro “A Certeza das Incertezas", nos Estados Unidos do Leblon (Rio de Janeiro/RJ, Brasil).

Pontes Existenciais – Opus II
.
Dr. André Freire
Jornal de Castro Daire, Portugal – fev. 2009.
.
Já estava eu tentando administrar os espaços das minhas malas, preparando o retorno a Portugal, quando recebo convite irrecusável para almoçar nos “Estados Unidos do Leblon”. Mais precisamente na Avenida Afrânio de Mello Franco, na casa de velho e querido amigo, André Luiz Lacé Lopes, responsável pela Apresentação do meu primeiro livro “A Certeza das Incertezas”. Em lá chegando, após recepção com excelente champanhe, para minha surpresa, fomos almoçar em outro lugar, embora na mesma avenida, no Shopping do Leblon. Para lá seguimos, eu, André Lacé, sua esposa Arly Silva e Lisboa e sua filha mais velha, a poeta Dilcéa Maria. A surpresa certamente valeria para, finalmente, conhecer o famoso Shopping. Acima de tudo, certamente, eu teria o encantamento da companhia da simpática família amiga. Mesmo assim, posso confessar agora, fiquei na dúvida se seria boa a troca, uma vez que são antológicos os almoços caseiros comandados pela advogada Arly Lacé.
Foi um extraordinário dia 13 de dezembro, senhores!
.
De saída, pela visita ao Shopping, realmente especial, a começar pelos recursos humanos que, na medida do possível, foram recrutados na Cruzada Dom Helder Câmara, e treinados admiravelmente bem. Isso quanto à infra-estrutura do Shopping, quanto ao seu projeto arquitetônico, interno e externo, à variedade de boas lojas e à decoração natalina a impressão foi ainda melhor.
.
Mas o melhor estava por vir. Praça de Alimentação, talvez em todos shoppings do mundo, é quase sinônimo de “fast food”. Impossível, portanto, imaginar a presença de um restaurante, servindo “a la carte”, comida internacional da melhor qualidade. E com um diferencial a mais, quase inusitado, um pessoal surpreendemente competente, da recepcionista ao “Chef de Cuisine”, passando pelo corpo de garçons e por um maitre sui generis (foto).
.
Segundo o poeta André Lacé, a função do maitre é tentar asssentar todo desavisado em mesa, digamos, menos boa”, aquela perto de uma escada, perto da cozinha, do banheiro etc. Além, é claro, da função de sempre sugerir os pratos mais caros ou algum que esteja “encalhado”. Crueldade à parte, decididamente, esse não é o perfil, nem da “Adega e Restaurante Expand Wine Store Leblon” (esse é o nome do restaurante, mais conhecido, simplesmente, como “Expand”), nem do Sr. Gutemberg, o maitre. Após explicar, com paciência e bom humor, detalhes sobre o prato escolhido por cada um de nós, o Sr. Gutemberg acompanhou Dra. Arly, grande enófila, até a Adega e a auxiliou na escolha do vinho mais apropriado.
.
Não satisfeito, sem jamais importunar, Gutemberg chegou algumas vezes até à mesa, para saber da satisfação de cada um e, para surpresa de todos, tecer alguns comentários filosóficos – e sempre bem humorados – sobre o Rio e sobre o Mundo.
.
Não estarei exagerando quando sugerir a quem visitar o Rio, além do Maracanã, do Pão de Açucar, do Corcovado...conhecer também a freguesia do Leblon, especialmente a Expand, no Shopping da Avenida Afrânio Mello Franco.

Nenhum comentário: