sexta-feira, 6 de junho de 2008

Petrobras - curso "Ensino de arte na contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação"



Fonte: Petrobras - relacionamento@petrobras.com.br

Entre os dias 26 de maio e 23 de junho, estarão abertas as inscrições para o curso "Ensino de arte na contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação", realizado pela Duo Informação e Cultura e a Humbiumbi - Arte, Cultura e Educação, com o patrocínio da Petrobras.

As aulas serão ministradas a distância (pela internet) entre 1º de agosto e 28 de novembro.

O curso é gratuito e oferecerá 160 vagas para arte/educadores de todo país vinculados a instituições de ensino, públicas, privadas e/ou terceiro setor.

Se você é arte/educador e quer participar, inscreva-se através do site: http://inmailing.insite.com.br/mod_perl/redir.cgi?acao=redir&id=71916&u=joelpmarques1@gmail.com&url=http%3A%2F%2Fwww.duo.inf.br%2F e garanta logo a sua vaga.

O projeto Ensino de arte na contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação foi selecionado pelo Programa Petrobras Cultural e obteve o patrocínio da Petrobras para sua viabilização.

A iniciativa está de acordo com a nova linha de atuação do Programa, que busca investir na formação de educadores e agentes culturais, privilegiando a Educação para e pelas Artes.

Como maior patrocinadora da cultura no Brasil, a Petrobras incentiva o fortalecimento da Arte/Educação e, cada vez mais, as relações entre Arte e Público. Considera, portanto, uma prioridade a preparação do público em direção à compreensão das Artes, através de ações consistentes apoiadas na educação.

......................................................................................

A Petrobras é reconhecida por patrocinar iniciativas voltadas para a preservação, a memória, a produção e a difusão artísticas. Desde 2007, por meio do Programa Petrobras Cultural, a empresa adotou uma nova linha de atuação que prioriza o investimento em Formação.

Selecionado na última edição do Programa Petrobras Cultural, o curso “Ensino de arte na contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação”, idealizado pela DUO Informação e Cultura e a Humbiumbi - Arte, Cultura e Educação, vem ao encontro desta nova atuação que busca a formação de educadores e agentes culturais, privilegiando a educação para e pelas artes.

Maior empresa brasileira e maior patrocinadora da cultura em nosso país, a Petrobras entende que faz parte de seu compromisso apoiar iniciativas e contribuir para a aproximação e fortalecimento das relações entre Arte e Público.

O curso a distância “Ensino de arte na contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação” vai atuar na formação de 160 arte/ducadores, fomentando o diálogo em rede. Os participantes serão instigados a pesquisar, dialogar e construir conhecimentos essenciais para que suas práticas sejam referenciais no conceito contemporâneo de ensino de arte.

O curso será realizado, gratuitamente (respeitando os critérios de seleção disponibilizados abaixo), a distância (pela internet), utilizando a plataforma web EADDUO.

Objetivos

* Oferecer oportunidade de formação no campo do ensino de arte para os profissionais de arte/educação de todos os estados brasileiros.

* Incentivar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre profissionais da área de arte/educação, enriquecendo o trabalho que desenvolvem em suas instituições.

* Estimular a pesquisa, a investigação e a elaboração de novos conhecimentos no campo do ensino de arte.

Conteúdo

Adaptação e Ambientação em EAD (Ensino a Distância)

Professor Luiz Fernandes de Assis

Período: 1º a 08 de agosto

Educação para o Desenvolvimento Humano

Professora Simone Al Behy André

Período: 09 a 22 de agosto

O ensino de arte no Brasil e a concepção contemporânea de arte

Professora Lúcia Gouvêa Pimentel

Período: 23 de agosto a 09 de setembro

O Valor da Arte na Contemporaneidade e seus reflexos no Ensino de Arte

Professores Maria Lívia de Castro e Paulo Emílio de Castro Andrade

Período: 10 a 25 de setembro

Juventude e Culturas Juvenis

Professora Carla Maia

Período: 26 de setembro a 09 de outubro

O Fazer Artístico no Ensino de Arte

Professores Maria Lívia de Castro e Paulo Emílio de Castro Andrade

Período: 10 de outubro a 03 de novembro

A apreciação e interpretação da obra de arte no ensino de arte

Professores Maria Lívia de Castro e Paulo Emílio de Castro Andrade

Período: 04 a 28 de novembro

Clique aqui para ver as ementas e os currículos dos professores.

Cronograma

Período de inscrição: 26 de maio a 23 de junho de 2008

Resultado da seleção: 15 de julho de 2008

Período de realização do curso: 1º de agosto a 28 de novembro de 2008

Vagas

Serão oferecidas 160 vagas gratuitas.

Os alunos serão selecionados a partir dos critérios abaixo descritos.

Público-alvo

Arte/educadores vinculados a instituições de ensino, públicas, privadas e/ou do terceiro setor.

Seleção e Inscrição

4 passos para efetuar a inscrição:

1. Certifique-se que o candidato se enquadra nos critérios de seleção.

2. Preencher a ficha de pré-seleção, clique aqui para acessá-la (caso não a visualize, desative o "bloqueador de pop-up" do seu navegador) (26 de maio a 23 de junho).

3. Preencher a declaração da instituição (download aqui) à qual o candidato está vinculado e enviar impressa e assinada, via Correios, para a DUO Informação e Cultura. A data de postagem deve ser anterior ao dia 23 de junho.

O resultado da seleção será publicado nesta página no dia 15 de julho e os selecionados serão comunicados. http://www.duo.inf.br/ead_ensinodearte.asp

4. Os arte/educadores selecionados deverão se Inscrever na plataforma EADDUO (16 a 27 de julho), clicando no link "Inscrição", no alto desta página.

Critérios de Seleção

1. O arte/educador candidato a participar do curso deve ser vinculado a instituições que têm o ensino de arte entre suas práticas: escolas, ONGs, universidades, etc;

2. O arte/educador candidato a participar do curso deve ter disponibilidade para dedicar-se às atividades, no período de 1º de agosto a 29 de novembro de 2008, devendo assinar um termo de compromisso em participar das atividades propostas;

3. A instituição a qual o arte/educador candidato a participar do curso é vinculado deve estar ciente de sua participação e formalizar este interesse, comprometendo-se em disponibilizar a caixa-biblioteca aos demais educadores da instituição interessados;

4. Uma mesma instituição pode ter até 2 arte/educadores participantes do curso, desde que sejam selecionados; Neste caso, cada instituição de ensino receberá apenas uma caixa- biblioteca;
5. O curso propõe um equilíbrio de vagas entre os estados do país. Cada estado tem garantido o número mínimo de 5 vagas, desde que tenha arte/educadores que atendam aos demais critérios de seleção. A não utilização do número mínimo de vagas pelos estados acarreta na redistribuição destas vagas entre os demais.

Caixa-biblioteca

Será doada uma caixa-biblioteca às instituições de ensino as quais os alunos estão vinculados.

Informações adicionais

Na plataforma virtual estarão disponibilizados os conteúdos de cada aula e um fórum de debates, onde alunos e professores participam de forma assíncrona, ou seja, não haverá necessidade de estarem no ambiente simultaneamente. Algumas datas e horários serão previamente marcados em sala de discussão tipo chat.

Estima-se uma carga horária de 120 horas/aula distribuídas em leitura de textos e participação em fóruns de debates e chat.

Avaliação e certificação

Haverá avaliação da participação do aluno no fórum de debates e, aos que atingirem o mínimo de 75% de participação nos fóruns, será outorgado certificado de curso livre.

Requisitos tecnológicos

Computador conectado à Internet (recomendável 600Kbps)

Sistema operacional:- Win9x/XP/Vista/2003 ou Linux

Browser:- Internet Explorer 6.0 ou Mozilla Firefox 2.0

Resolução de tela: 800x600Cores: 16 bits

Softwares:
- Adobe Reader- Flash Player

Nenhum comentário: