quarta-feira, 28 de maio de 2008

As lideranças capoeirísticas do RJ insistem em ignorar solenemente a Capoeiragem do Rio Antigo, o que é uma pena.


Prezado Professor (Joel),

"Despendurei" as chuteiras escrivinhadoras de capoeira e estou montando, desta vez em parceria com a minha advogada particular (e esposa), mais um livro.

É sobre a Capoeiragem Rio Antigo que as lideranças capoeirísticas do RJ insistem em ignorar solenemente. O que é uma pena.

O tempo, quem lê meus livros percebe logo, é recorrente, a grande novidade será o original festival de excelentes fotos.

Veja o registro histórico em anexo,

imagine agora se tivesse ocorrido na querida e fascinante Bahia, com o grande "baiano" Cyriaco.
Certamente os jornais de lá abririam com a mesma nota:

"Depois de vencer sensacional confronto internacional, simplesmente contra o campeão japonês de Jiu-Jitsu, contratado pela Marinha de Guerra Brasileira, o grande Mestre Cyriaco, baiano da gema, à convite, viaja para descansar em fazenda em Minas Gerais. Cyriaco já recebeu medalhas da Prefeitura de Salvador, da Assembléia Legislativa da Bahia, do Governo Federal, da OEA e da ONU. Não sem motivo Cyriaco conta com mais de um milhão de chulas e ladainhas de capoeira em sua homenagem.
Além do gigantesco monumento erigido em homenagem ao baiano Senhor Agenor Sampaio (Mestre Sinhozinho) os baianos estão construindo um outro (projeto arquitetônico de outro baiano genial, Oscar Niemeyer) para o grande lutador de Capoeira. Para inauguração (verbas públicas!) exige-se apenas um quilo de comida que será enviado para o governo federal exterminar, definitivamente, a fome dos esfomeados".

Em tempo, a Bahia não está errada, canta e louva incessantemente seus grandes nomes, o Rio de Janeiro é que precisaria um pouco de "bairrismo" (fenômeno que jamais ocorrerá, por motivos óbvios e compreensíveis. Mas que as lideranças capoeiristicas do RJ poderiam (deveriam) prestar mais atenção sobre a inestimável e exemplar - serviu realmente de exemplos a vários outros estados) - capoeiragem do Rio Antigo.

Outra coisa, já no final do século 18, Cyriaco ensinava capoeira na então Faculdade de Medicina. Além dele vários outros mestres já ensinavam também. É só ler os jornais. O famoso confronto no Concerto Avenida, com Sada Myako, foi obviamente autorizado pelo governo e assistido por várias autoridades governamentais e o famoso arco da Sociedade. Fica mais do que evidente, portanto, que a prática da Capoeiragem não era proibida já naquela época. Prevalece, entretanto, no Brasil e pelo mundo afora, a versão glamurosa e fantasiosas que o Presidente Vargas, longas décadas mais tarde do confronto de Cyriaco, assinou decreto tirando a capoeira do código penal. Gurus que defendem essa "versão marqueteira" vivem correndo o mundo fazendo pomposos "workshop" que mais parecem reunião de seita mercantil de fanáticos-aproveitadores.

Cumprimente Mestre Zezeu transmitindo meus votos de total sucesso para evento.

Terminando realmente pergunto quando você, convite certamente extensivo a sua esposa, parecerá aqui em casa. Apesar do livro mencionado acima, estou limpando as estantes e fazendo pequenos pacotes para presentear meia dúzia de capoeiras com alma de pesquisador isento (coisa rara). Você está nessa lista. Aproveitaríamos para beber um bom vinho.







ALLL

Nenhum comentário: