http://capoeira-redentor.blogspot.com
O pré lançamento do Livro acontecerá durante o V Encontro Internacional de Atividade Física e Esporte no dia 16 de Julho de 2008 (quarta-feira), das 13:00 as 17:00hs, em São Paulo, onde os autores ministrarão um curso com base no livro. Maiores informações sobre o curso (local, datas, horários, valores de inscrição) no site http://www.phorte.com.br/encontro/
A segunda parte do livro trás atividades mais aplicadas e ferramentas pedagógicas para o ensino da Capoeira e é composta por maia cinco capítulos: Jogos e Brincadeiras de Capoeira, Rodas Cantadas, Os movimentos da Capoeira, Maculelê e Músicas.
O livro é prefaciado pelo professor, educador, filósofo e pensador do mundo da Educação e da Educação Física João Batista Freire, professor aposentado da UNICAMP e atual professor do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC). Autor de diversos livros relacionados ao fazer pedagógico, dentre eles "Pedagogia do Futebol", "O Jogo, entre o riso e o choro", "O Jogo dentro e fora da escola", "De Corpo e Alma, o discurso da motricidade" e "Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática de Educação Física".
O Livro colocará o leitor em contato com o universo da Capoeira em sua dimensão cultural, educacional, lúdica e social. Ampliará a compreensão dos fundamentos e princípios pedagógicos da Capoeira; a Capoeira como forma de transformação social e filosofia de vida. A Capoeira como forma de arte e de expressão humana e como elemento essencial para a construção de uma sociedade mais digna, mais humana e mais fraterna. Demonstra o valor sócio, histórico e cultural da Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania.
O livro é amplamente ilustrado com fotos de alta qualidade e apresenta um acabamento gráfico impecável produzido pela excelente equipe da Phorte Editora, a mais importante Editora da área de Educação Física e Esporte do Brasil.
Os autores são professores de Capoeira do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do estado de São Paulo e do Projeto Porta Aberta (Projeto Social desenvolvido no Parque Santo Dias – Capão Redondo – zona sul da Capital paulista).Abaixo apresentamos um breve resumo dos Capítulos do Livro e um currículo resumido dos autores.
O Primeiro Capítulo aborda conteúdos teóricos e filosóficos em torno do tema Capoeira e cidadania. Trás reflexões sobre o potencial da Capoeira em promover inclusão social e formação humana junto a crianças, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Trás depoimentos dos alunos e relatos de experiências do Projeto Porta Aberta, um projeto social que acontece desde 2001 no Parque Santo Dias, São Paulo, sob a coordenação do Mestre Gladson e o do Professor Vinicius). Ainda neste Capítulo é abordada a questão da violência, suas possíveis origens e seu entendimento dentro da dinâmica maior da sociedade.
O segundo capítulo do livro, Capoeira Escolar aborda e contextualiza a inserção da Capoeira na escola e trás uma reflexão sobre a seguinte questão: "Capoeira na escola ou capoeira da escola?". É analisada a importância da Capoeira no contexto escolar como forma de resgate da cultura popular e como instrumento para o desenvolvimento integral dos alunos. O Capítulo trás ainda reflexões sobre a importante relação entre a Capoeira, a escola e a família e a Capoeira, a escola e a comunidade.
O Terceiro Capítulo aborda o tema do Caráter Lúdico no Jogo da Capoeira. A ludicidade, o brincar, o jogar são elementos centrais na metodologia, na filosofia e na pedagogia do trabalho desenvolvido pelos autores. Assim, é feita uma ampla reflexão sobre o elemento lúdico e sua importância no processo educativo e social da Capoeira.
O quinto capítulo analisa a importância e o diferencial pedagógico proporcionados pela utilização de materiais pedagógicos nas aulas de Capoeira.
O sexto capítulo analisa o Ritual da capoeira e seus diferentes elementos: a bateria, os tocadores, a postura, entrada e saída da Roda, a espera, o canto e o coro.
O Capítulo sete, por sua vez, fala da importante relação entre a Capoeira e a criança. E aborda, dentre outros aspectos, os motivos que levam as crianças a praticarem capoeira, o papel dos pais no processo de ensino e aprendizagem da Capoeira, os benefícios da capoeira para as crianças, por que as crianças podem desistir da capoeira? O que fazer para incentivar? As características comportamentais das crianças que devem ser levadas em consideração pelo professor. A relação entre conteúdo geral x específico. E o papel da Capoeira na promoção da saúde física, mental, emocional e social das crianças. Trás ainda uma declaração dos Direitos do Jovem Capoeirista.
O Capítulo 8 trás Jogos e Brincadeiras de Capoeira que vem sendo desenvolvidas pelos autores a alguns anos em sues próprios programas de Capoeira e nos mais diversos cursos e evento dos quais têm participado. Brincadeiras com cordas, bexigas e cadeiras além de diversas outras que em muito enriquecem o contexto das aulas de Capoeira com alegria e ludicidade, tornando o aprender mais prazeroso e divertido.
O capítulo 9 aborda as Rodas Cantadas. Ciranda Cirandinha, Escravos de Jô, Fui no Tororó, entre muitas outras cantigas de roda do universo infantil adaptadas para o contexto da Capoeira.
O décimo capítulo trás uma abordagem descritiva e pedagógica de alguns movimentos da Capoeira, além de propostas para o seu ensino.
Finalmente o capítulo 12 é dedicado ao aspecto musical da Capoeira e trás letras de músicas de maculelê, de Samba de Roda e de Puxada de rede, também com o objetivo de resgatar e preservar as raízes culturais do nosso país.
Esperamos que todos tenham um bom proveito e uma boa leitura!
Currículo resumido dos autores
Gladson de Oliveira Silva – Mestre Gladson
40 anos de experiência de trabalhos relacionados à Capoeira. Discípulo de Aírton Neves Moura – Mestre Onça – discípulo de Mestre Bimba.
Professor de Educação Física formado e Pós graduado pela UniABC.
Professor de Educação Física e Capoeira do CEPEUSP (Centro de Práticas esportivas da Universidade de São Paulo) e da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Estado de São Paulo.
Coordenador do Projeto Porta Aberta – Projeto Social desenvolvido no Capão Redondo – SP.
Coordenador da Projete Liberdade Capoeira: Escola de Capoeira que desenvolve projetos em Escolas, Universidades e Projetos Sociais no Brasil (São Paulo e Pelotas – RS) e no Exterior (Argentina, Peru e Espanha).
Coordenador de diversos Cursos e Congressos de Capoeira realizados pelo CEPEUSP (Capoeira e Ginástica Olímpica, Festival Cultural de Capoeira, Gincana de Capoeira, Clínica de Capoeira, Fundamentos Pedagógicos da Capoeira, Torneio Brasileiro Inter-Univesidades de Capoeira)
Ministrou Cursos e Workshops de Capoeira no Japão, Argentina, Peru, EUA, Espanha e Rússia.
Ministrou Cursos e proferiu Palestras na área de Capoeira em congressos e eventos em diferentes Estados do Brasil.
Professor do primeiro curso de especialização em Capoeira Escolar da Unb (Universidade de Brasília)
Ministrou Curso de Capacitação de Professores em Secretarias Municipais de Educação (São Paulo, Santo André e Santana do Parnaíba)
Consultor do INDESP (Instituto Nacional de desenvolvimento do Esporte)
Diretor de Capoeira da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE)
Diretor de Capoeira da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU)
Técnico tetra campeão Brasileiro dirigindo a Equipe Paulista pela Federação Paulista de Capoeira (FPC).
Técnico campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) dirigindo a equipe escolar de Capoeira de São Paulo
Diretor Técnico da Federação paulista de Capoeira (FPC) durante 15 anos.
Coordenador da Capoeira na Olimpíada Infanto-Juvenil da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Esportes
Autor de diversos artigos relacionados a capoeira publicados em revistas e páginas da Internet.
Autor da Revista de Capoeira da Editora Três – 1983.
Autor do Livro Capoeira do Engenho a Universidade.
Recebeu a Medalha Anchieta pela Câmara Municipal de São Paulo pelos serviços prestados à Capoeira.
Vinicius Heine – Professor Vinicius
17 anos de experiência em trabalhos relacionados a Capoeira. Discípulo do Mestre Gladson.
Bacharel em esporte formado pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
Pós graduado pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha e pela Universidade Gama Filho.
Professor de Educação Física, Capoeira e Atividade Física Individualizada do CEPEUSP (Centro de Práticas esportivas da Universidade de São Paulo).
Coordenador do Projeto Porta Aberta – Projeto Social desenvolvido no Capão Redondo – SP.
Coordenador da Projete Liberdade Capoeira: Escola de Capoeira que desenvolve projetos em Escolas, Universidades e Projetos Sociais no Brasil (São Paulo e Pelotas – RS) e no Exterior (Argentina, Peru e Espanha).
Coordenador de diversos Cursos e Congressos de Capoeira realizados pelo CEPEUSP (Capoeira e Ginástica Olímpica, Festival Cultural de Capoeira, Gincana de Capoeira, Clínica de Capoeira, Fundamentos Pedagógicos da Capoeira)
Ministrou Cursos e Workshops de Capoeira no Canadá, Argentina, Peru, EUA, Espanha, França e Rússia.
Ministrou Cursos e proferiu Palestras na área de Capoeira em congressos e eventos em diferentes Estados do Brasil.
Ministrou Curso de Capacitação de Professores em Secretarias Municipais de Educação (São Paulo, Santo André e Santana do Parnaíba)
Autor de diversos artigos relacionados à capoeira publicados em revistas e páginas da Internet.
Fizemos uma apresentação mais completa sobre o Livro.
Solicitamos mais uma vez a sua gentileza de ancaminhar para a comunidade da Capoeira.
Grande abraço e obrigado!
Mestre Gladson
Professor Vinicius
Dos autores Gladson de Oliveira Silva (Mestre Gladson) e Vinicius Heine (Professor Vinicius), o livro Capoeira Um Instrumento Psicomotor Para Cidadania aborda a Capoeira sob o enfoque pedagógico, educacional, cultural e social. Fruto de 40 anos de experiência no processo de ensino e aprendizagem da Capoeira em diferentes contextos: Escolas, Universidades, Academias, Clubes e Projetos Sociais, o livro analisa como a Capoeira pode contribuir para a formação do ser humano em sua totalidade.
O pré lançamento do Livro acontecerá durante o V Encontro Internacional de Atividade Física e Esporte no dia 16 de Julho de 2008 (quarta-feira), das 13:00 as 17:00hs, em São Paulo, onde os autores ministrarão um curso com base no livro. Maiores informações sobre o curso (local, datas, horários, valores de inscrição) no site http://www.phorte.com.br/encontro/
O lançamento oficial acontecerá no dia 26 de Agosto (Terça-feira) na FNAC da Avenida Paulista, a partir das 19:00hs (AV. PAULISTA, 901 Térreo Mez. e 1º subsolo, ext.Alameda Santos,960 - Bela Vista). Também durante a XI Clínica de Capoeira que acontecerá no CEPEUSP nos dias 29, 30 e 31 de Agosto de 2008.
O livro é recomendado para profissionais da Capoeira em geral (Mestres, Contra Mestres, professores, monitores e instrutores), professores de educação Física e Esporte, Pedagogos, Educadores, Sociólogos, Historiadores, Cientistas Sociais, Antropólogos, Psicólogos, Agentes Sociais, Líderes Comunitários e amantes e admiradores da arte da Capoeira em geral. Os conteúdos abordados trazem elementos essenciais para os que acreditam no educar e no transformar através da Capoeira e que trabalham em diferentes contextos e com diferentes faixas etárias. Especialmente para aqueles que querem ampliar os seus conhecimentos e sua capacidade de atuação humana e profissional. Os conteúdos abordados e as atividades práticas propostas se aplicam a alunos de Capoeira em diferentes níveis de treinamento.
O livro é didaticamente "dividido" em duas partes. A primeira parte é composta por sete capítulos que tratam dos seguintes temas: Capoeira e Cidadania, Capoeira Escolar, O Caráter lúdico do Jogo da Capoeira, O Processo educativo na Capoeira, A Utilização de Materiais Pedagógicos, O Ritual da Capoeira e A Criança e a Capoeira.
A segunda parte do livro trás atividades mais aplicadas e ferramentas pedagógicas para o ensino da Capoeira e é composta por maia cinco capítulos: Jogos e Brincadeiras de Capoeira, Rodas Cantadas, Os movimentos da Capoeira, Maculelê e Músicas.
O livro é prefaciado pelo professor, educador, filósofo e pensador do mundo da Educação e da Educação Física João Batista Freire, professor aposentado da UNICAMP e atual professor do Centro de Educação Física e Esportes da Universidade do Estado de Santa Catarina (UESC). Autor de diversos livros relacionados ao fazer pedagógico, dentre eles "Pedagogia do Futebol", "O Jogo, entre o riso e o choro", "O Jogo dentro e fora da escola", "De Corpo e Alma, o discurso da motricidade" e "Educação de Corpo Inteiro: Teoria e Prática de Educação Física".
No prefácio, João Batista Freire afirma:
"Li de sopetão o texto todo, pelo prazer que me deu. Tal como ladainhas entoadas nas rodas de capoeira, as palavras fluem com leveza e paixão. O livro é um canto, é um samba de roda. É poético; e é contundente".
João Batista Freire
João Batista Freire
A quarta Capa do Livro Capoeira Um Instrumento Psicomotor para a Cidadania é assinada por Raimundo César Alves de Almeida o Mestre Itapoan, que após a leitura do livro afirmou:
"A seriedade com que trata as diversas facetas da Capoeira fará, com certeza, deste livro leitura indispensável para todos aqueles que acreditam na nossa arte de lutar sorrindo, como só nós brasileiros sabemos fazer. Estudo definitivo para quem quer lidar com crianças de forma responsável e divertida, além de mostrar aos adultos como é fácil ser criança, como se faz para acordar a criança que existe em todos nós. Estou fascinado e rezando a todos os Orixás para que este livro venha logo a público".
Mestre Itapoan
Mestre Itapoan
O livro trás conteúdos atualizados em linguagem simples e direta. Além da sua dimensão reflexiva e filosófica apresenta aplicabilidade prática tanto dos conceitos apresentados como das atividades e dinâmicas propostas. Aborda o tema da Capoeira de forma ampla e profunda.
O Livro colocará o leitor em contato com o universo da Capoeira em sua dimensão cultural, educacional, lúdica e social. Ampliará a compreensão dos fundamentos e princípios pedagógicos da Capoeira; a Capoeira como forma de transformação social e filosofia de vida. A Capoeira como forma de arte e de expressão humana e como elemento essencial para a construção de uma sociedade mais digna, mais humana e mais fraterna. Demonstra o valor sócio, histórico e cultural da Capoeira: um instrumento psicomotor para a cidadania.
O livro é amplamente ilustrado com fotos de alta qualidade e apresenta um acabamento gráfico impecável produzido pela excelente equipe da Phorte Editora, a mais importante Editora da área de Educação Física e Esporte do Brasil.
Os autores são professores de Capoeira do CEPEUSP (Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo), da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer do estado de São Paulo e do Projeto Porta Aberta (Projeto Social desenvolvido no Parque Santo Dias – Capão Redondo – zona sul da Capital paulista).
O Primeiro Capítulo aborda conteúdos teóricos e filosóficos em torno do tema Capoeira e cidadania. Trás reflexões sobre o potencial da Capoeira em promover inclusão social e formação humana junto a crianças, jovens e adultos que vivem em situação de vulnerabilidade social. Trás depoimentos dos alunos e relatos de experiências do Projeto Porta Aberta, um projeto social que acontece desde 2001 no Parque Santo Dias, São Paulo, sob a coordenação do Mestre Gladson e o do Professor Vinicius). Ainda neste Capítulo é abordada a questão da violência, suas possíveis origens e seu entendimento dentro da dinâmica maior da sociedade.
O segundo capítulo do livro, Capoeira Escolar aborda e contextualiza a inserção da Capoeira na escola e trás uma reflexão sobre a seguinte questão: "Capoeira na escola ou capoeira da escola?". É analisada a importância da Capoeira no contexto escolar como forma de resgate da cultura popular e como instrumento para o desenvolvimento integral dos alunos. O Capítulo trás ainda reflexões sobre a importante relação entre a Capoeira, a escola e a família e a Capoeira, a escola e a comunidade.
O Terceiro Capítulo aborda o tema do Caráter Lúdico no Jogo da Capoeira. A ludicidade, o brincar, o jogar são elementos centrais na metodologia, na filosofia e na pedagogia do trabalho desenvolvido pelos autores. Assim, é feita uma ampla reflexão sobre o elemento lúdico e sua importância no processo educativo e social da Capoeira.
O quarto capítulo aborda o Processo educativo na Capoeira, sua perspectiva histórica e os diferentes elementos e processos educacionais presentes no jogo da capoeira, nos seus movimentos, cantos e músicas, bateria de instrumentos e principalmente na Roda de capoeira, onde todos os demais elementos entram em síntese.
O quinto capítulo analisa a importância e o diferencial pedagógico proporcionados pela utilização de materiais pedagógicos nas aulas de Capoeira.
O sexto capítulo analisa o Ritual da capoeira e seus diferentes elementos: a bateria, os tocadores, a postura, entrada e saída da Roda, a espera, o canto e o coro.
O Capítulo sete, por sua vez, fala da importante relação entre a Capoeira e a criança. E aborda, dentre outros aspectos, os motivos que levam as crianças a praticarem capoeira, o papel dos pais no processo de ensino e aprendizagem da Capoeira, os benefícios da capoeira para as crianças, por que as crianças podem desistir da capoeira? O que fazer para incentivar? As características comportamentais das crianças que devem ser levadas em consideração pelo professor. A relação entre conteúdo geral x específico. E o papel da Capoeira na promoção da saúde física, mental, emocional e social das crianças. Trás ainda uma declaração dos Direitos do Jovem Capoeirista.
O Capítulo 8 trás Jogos e Brincadeiras de Capoeira que vem sendo desenvolvidas pelos autores a alguns anos em sues próprios programas de Capoeira e nos mais diversos cursos e evento dos quais têm participado. Brincadeiras com cordas, bexigas e cadeiras além de diversas outras que em muito enriquecem o contexto das aulas de Capoeira com alegria e ludicidade, tornando o aprender mais prazeroso e divertido.
O capítulo 9 aborda as Rodas Cantadas. Ciranda Cirandinha, Escravos de Jô, Fui no Tororó, entre muitas outras cantigas de roda do universo infantil adaptadas para o contexto da Capoeira.
O décimo capítulo trás uma abordagem descritiva e pedagógica de alguns movimentos da Capoeira, além de propostas para o seu ensino.
O Capítulo 11 fala sobre o Maculelê, essa rica manifestação do patrimônio cultural brasileiro, que está associada à Capoeira e que em tanto enriquece a vivência dos seus praticantes.
Finalmente o capítulo 12 é dedicado ao aspecto musical da Capoeira e trás letras de músicas de maculelê, de Samba de Roda e de Puxada de rede, também com o objetivo de resgatar e preservar as raízes culturais do nosso país.
Esperamos que todos tenham um bom proveito e uma boa leitura!
Currículo resumido dos autores
Gladson de Oliveira Silva – Mestre Gladson
40 anos de experiência de trabalhos relacionados à Capoeira. Discípulo de Aírton Neves Moura – Mestre Onça – discípulo de Mestre Bimba.
Professor de Educação Física formado e Pós graduado pela UniABC.
Professor de Educação Física e Capoeira do CEPEUSP (Centro de Práticas esportivas da Universidade de São Paulo) e da Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer do Estado de São Paulo.
Coordenador do Projeto Porta Aberta – Projeto Social desenvolvido no Capão Redondo – SP.
Coordenador da Projete Liberdade Capoeira: Escola de Capoeira que desenvolve projetos em Escolas, Universidades e Projetos Sociais no Brasil (São Paulo e Pelotas – RS) e no Exterior (Argentina, Peru e Espanha).
Coordenador de diversos Cursos e Congressos de Capoeira realizados pelo CEPEUSP (Capoeira e Ginástica Olímpica, Festival Cultural de Capoeira, Gincana de Capoeira, Clínica de Capoeira, Fundamentos Pedagógicos da Capoeira, Torneio Brasileiro Inter-Univesidades de Capoeira)
Ministrou Cursos e Workshops de Capoeira no Japão, Argentina, Peru, EUA, Espanha e Rússia.
Ministrou Cursos e proferiu Palestras na área de Capoeira em congressos e eventos em diferentes Estados do Brasil.
Professor do primeiro curso de especialização em Capoeira Escolar da Unb (Universidade de Brasília)
Ministrou Curso de Capacitação de Professores em Secretarias Municipais de Educação (São Paulo, Santo André e Santana do Parnaíba)
Consultor do INDESP (Instituto Nacional de desenvolvimento do Esporte)
Diretor de Capoeira da Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE)
Diretor de Capoeira da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU)
Técnico tetra campeão Brasileiro dirigindo a Equipe Paulista pela Federação Paulista de Capoeira (FPC).
Técnico campeão dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) dirigindo a equipe escolar de Capoeira de São Paulo
Diretor Técnico da Federação paulista de Capoeira (FPC) durante 15 anos.
Coordenador da Capoeira na Olimpíada Infanto-Juvenil da Cidade de São Paulo – Secretaria Municipal de Esportes
Autor de diversos artigos relacionados a capoeira publicados em revistas e páginas da Internet.
Autor da Revista de Capoeira da Editora Três – 1983.
Autor do Livro Capoeira do Engenho a Universidade.
Recebeu a Medalha Anchieta pela Câmara Municipal de São Paulo pelos serviços prestados à Capoeira.
Vinicius Heine – Professor Vinicius
17 anos de experiência em trabalhos relacionados a Capoeira. Discípulo do Mestre Gladson.
Bacharel em esporte formado pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.
Pós graduado pela Universidade Politécnica da Catalunha – Espanha e pela Universidade Gama Filho.
Professor de Educação Física, Capoeira e Atividade Física Individualizada do CEPEUSP (Centro de Práticas esportivas da Universidade de São Paulo).
Coordenador do Projeto Porta Aberta – Projeto Social desenvolvido no Capão Redondo – SP.
Coordenador da Projete Liberdade Capoeira: Escola de Capoeira que desenvolve projetos em Escolas, Universidades e Projetos Sociais no Brasil (São Paulo e Pelotas – RS) e no Exterior (Argentina, Peru e Espanha).
Coordenador de diversos Cursos e Congressos de Capoeira realizados pelo CEPEUSP (Capoeira e Ginástica Olímpica, Festival Cultural de Capoeira, Gincana de Capoeira, Clínica de Capoeira, Fundamentos Pedagógicos da Capoeira)
Ministrou Cursos e Workshops de Capoeira no Canadá, Argentina, Peru, EUA, Espanha, França e Rússia.
Ministrou Cursos e proferiu Palestras na área de Capoeira em congressos e eventos em diferentes Estados do Brasil.
Ministrou Curso de Capacitação de Professores em Secretarias Municipais de Educação (São Paulo, Santo André e Santana do Parnaíba)
Autor de diversos artigos relacionados à capoeira publicados em revistas e páginas da Internet.
Um comentário:
PRIMEIRO OS PARABÉNS PELO O LIVRO,É DE GRANDE IMPORTÂNCIAS PARA O MUNDO DA CAPOEIRA E ESPERA NÃO SÓ DO MESTRE GLADSON,MAS, DE OUTROS MESTRES TRABALHOS IMPORTANTE COMO ESSE.PARABÉNS MESTRE GLADSON.SUCESSO NA CAMINHA.MESTRE BEIJA FLOR,CAPOEIRA INCLUSIVA NO BRASIL.
Postar um comentário