segunda-feira, 20 de abril de 2009

Milton Cezar Ribeiro, Miltinho Astronauta: a realidade de quem se aventura em viver de capoeira, por amor à capoeira.

Fonte: Livro “Capoeira: jogo atlético brasileiro”. Págs. 81 a 83. Autor: Joel Pires Marques

.

Mestre Milani relata, na transcrição de um texto de Milton Cezar Ribeiro, Miltinho Astronauta, a realidade de quem se aventura em viver de capoeira, por amor à capoeira:

Capoeira, Portugal & Economia.

Luciano Milani, responsável pelo Grupo Capoeira Mogadouro, Portugal, faz uma análise da Capoeira naquela região comparando-a com outras regiões do Eixo Europeu.

Jornal do Capoeira - Edição 42: 8 à 14 de Agosto de 2005.

Apreciação do Editor Milton Cezar Ribeiro

Piracicaba - SP - 10.Ago.2005

"Mettons le cap vers l"ouest pour accoster

d"abord au Portugal magnifique

où l"on peut maintenant assister

à quelque chose de fantastique

De la capoeira qui fusionne

savoir, théorie et pratique

dans les provinces et à Lisbonne

à Coimbra l"académique”

www.portalcapoeira.com

www.capoeiradabahia.lmilani.com

www.loja.lmilani.com

L"ART DE LA CAPOEIRA À RIO DE JANEIRO, AU BRÉSIL ET DANS LE MONDE (André Lacé)

Existe, no Brasil, a falsa impressão de que a grande maioria dos mestres de capoeira vive exclusivamente de Capoeira. Nem o pequeno grupo de mestres realmente bem sucedidos apresenta um quadro desses, pois boa parte desses, paralelamente à capoeira, desenvolve alguma outra atividade profissional. Mal comparando, é um quadro que lembra, guardando as proporções, o quadro do futebol profissional. Todo garoto ambiciona ser um dos grandes, com salários milionários, em euro ou em dólar, esquecendo que a grande maioria dos que tentam um "lugar ao sol", fica pelo meio do caminho, às vezes até passando dificuldade ao envelhecer.

Outro dia, prof. Leopoldo Vaz, de São Luis do Maranhão, publicou no Jornal do Capoeira (edição 40) nota sobre os estudos que ele e filha (Loreta Brito Vaz) estão fazendo a respeito da contribuição da Capoeira no PIB (produto interno bruto) maranhense. Aliás, o próprio Leopoldo comentou que a pesquisa vai além daquele Estado. Ou seja, a intenção é a de estimular um estudo mais amplo, que vise traçar um perfil da contribuição que a Capoeira dá à econômica de cada Estado.

Em resposta ao gunga maranhense (gunga é instrumento comunicador, é um "jornalista" nato...), o Rio de Janeiro (Mestre André Lacé) fez mandingueira chamada no estilo Capoeira de Raiz. Pois não é de hoje que Lacé escreve e palestra sobre este importante

aspecto sócio-econômico da Capoeiragem de hoje em dia. Remarcando o que adiantamos acima, sempre perguntando "quantos mestres vivem, no Brasil, exclusivamente de Capoeira? De que sobrevivem estes mestres nas férias de julho e de janeiro-março? E na Europa e Estados Unidos, como esse mestre tem sobrevivido?".

Não é um assunto fácil, muito menos agradável, mas deve merecer a atenção de todos mestres, alunos e pesquisadores. Em suas andanças pelo mundo André Lacé tem encontrado uma grande variedade de profissões paralelas, algumas até, extremamente curiosas:

“Mestre de capoeira e Músico", "mestre de capoeira e enfeitador de defunto", "mestre de capoeira e chofer de táxi", "mestre de capoeira e artista ou técnico de teatro", "mestre de capoeira e estudante universitário".

Da maior importância e bem oportuno, portanto, é o artigo que ora sugerimos, do Professor Luciano Milani, que pode ser encontrado em seu site www.portalcapoeira.com , cuja navegação recomendamos a todos.

Nas entrelinhas do artigo de Milani vamos encontrar toda a saga enfrentada por quem sai de seu país. Mesmo no caso do brasileiro que vai para Portugal, país-irmão, país-avô, país-amigo, mas que, até mesmo pelo surgimento da Comunidade Européia, com toda razão, está preocupado com os fluxos migratórios. A rigor, o que enfrenta Luciano em Portugal, enfrenta o médico brasileiro, o professor universitário brasileiro, enfim, todo emigrante.

Situação que não é diferente em outros países. Nossos mestres de capoeira no exterior, portanto, por definição, são heróicos embaixadores da cultura brasileira.

A todos eles, portanto, dedicamos o artigo de Milani.

Miltinho Astronauta

Um comentário:

lucia disse...

oi milton sou a Lucia de maringá quero saber c vc é o irmão do Ari?
lembra de mim??c for vc por favor entra no meu orkut e de noticias de vc e sua familia..meu orkut é luciaalves1969@bol.com.br...por favor de noticias...
beijos..