segunda-feira, 20 de abril de 2009

Feliz Aniversário Robson Alves Coutinho (mestre Chico City), em 21 de abril, terça-feira.


Fonte: Livro – Capoeira: jogo atlético brasileiro. Pgs. 68 a 71. (Editora Ex Libris). Autor: Joel Pires Marques.

.

Robson Alves Coutinho - Mestre Chico City:

Nascimento - 21/04/1957

Filiação - Pedro Coutinho da Silva e Juracy Fernandes Alves

Formado MESTRE CORDEL BRANCO E VERDE pelo mestre Rui Montalheiro também conhecido como Rui Charuto, em 04 de abril de 1998, da Associação - Capoeira Sinhá, no CCIP (Centro Comercio Indústria de Pilares).

.

DEPOIMENTO

.

Eu Robson Alves Coutinho, morador na Estrada do Cafundá, 1757 Bloco 10 Apt. 902 Taquara - Jacarepaguá, Rj, iniciei minha vida de capoeira no ano de 1970, com Mestre Rui Charuto de Pilares, Grupo de Capoeira São Bento, atualmente Capoeira Sinhá, levado por meu irmão mais velho Luiz Carlos, na academia do Mestre Rui, situado em Pilares, Rua Francisca Ziezi, onde funcionava o Centro Espírita de sua mãe Dona Walquiria (Falecida), logo chegando na academia, por ser muito engraçado o Mestre me apelidou de “Chico City”, relacionado ao primeiro programa humorista de Chico Anísio na TV Globo “Chico City - Cidade Franciscana de Chico Anísio”, Alguns irmãos de capoeira do grupo São Bento - Bebeto (Hoje Cordel Branco/Amarelo), Massa (Branco/Amarelo), Jorge Coutinho (Parado), Mizinho (Parado), Mauricio (Titio), Ronaldo, Chiquinho, Lacraia - Pilinho Hoje Mestre cordel Branco/Verde e outros que no momento não me lembro os nomes.

.

Depois de alguns anos de dedicação e treino, meu Mestre Rui me autorizou a orientar alguns garotos perto de minha casa – Rua Edmundo, 3 atualmente Rua Luiz de castro, 322 - Pilares. Dona Jaja mãe de um amigo Ney, me cedeu um espaço atrás de sua casa, Rua Edmundo, 25 num terreno baldio, que com ajuda de alguns garotos limpamos o lugar e ai comecei a treiná-los e administrar aulas de capoeira. Nesta mesma ocasião tive o prazer e o orgulho da visita do Mestre Celso Carvalho Nascimento “Celso do Engenho da Rainha ou Celso Galo de Briga”.

.

O terreno não havia cobertura, o que ocasionou mudança para uma casa vazia, que a mãe de um aluno chamado Ivan do Pandeiro (Atualmente Pastor), me cedeu o espaço para continuar minhas aulas de capoeira, alguns alunos - Jorge Luiz (Buita), Ivan do Pandeiro, Luiz Pendão, Pedro Carpenter - Celso (Primo do Ivan), Marcos Coutinho (Irmão) e Edmilson Cambraia da Silva, este ultimo aluno nem saia de casa e sua mãe Dona Iracema (Dona neném), pediu para me responsabilizar por sua entrada na capoeira, iniciando seus primeiros passos comigo e os alunos acima mencionados, mas por ele ser muito rebelde e agressivo, depois de algum tempo conversei sobre ele com meu Mestre Rui e ele me pediu para que o aluno ficasse diretamente sob sua responsabilidade e depois de algum ano ele foi treinar com o Mestre Celso de Pilares no Clube Vurgão, ao lado da linha férrea de Pilares, depois com o saudoso Mestre Korvão (Paulo Afonso de Souza) “Chapéu de Palha”, fundador do Grupo de Capoeira Associação Cruzeiro do Sul onde se formou a Mestre de Capoeira cordel Branco/Verde, na realidade eu mesmo não sei como surgiu seu apelido dentro do mundo da capoeira “Mestre Amarelinho” (Falecido), porque quando começou a treinar comigo seu apelido era (Bigudo), este aluno sempre sentirei sua falta por eu sempre lhe chamar de meu filho e ele sempre me respeitou em qualquer lugar, esse aluno me ensinou umas coisas muito importantes que a violência e a força não leva a lugar nenhum, gostaria de falar mais sobre esse aluno, mas por motivos particulares tive que me afastar do mundo da capoeiragem por algum tempo, voltando a treinar com meu Mestre Rui na academia da Policia Civil, no ano de 1978 e novamente tive de me afastar, mas sempre em contato com meu Mestre, no ano de 1981, recebi um convite do meu ex-aluno e atual Mestre Amarelinho, para voltar a treinar com ele na academia em Bonsucesso (Antiga Academia do Mestre Zé Pedro - Sobrado), lá estavam dando aulas juntos - Finado Mestre Khorvão - Khorvinho e Amarelinho, lá chegando com minha Esposa Dolores, na época era minha namorada, o treino começou com uma briga de Rua, infelizmente tive a certeza das coisas que falavam mal de Amarelinho e de suas aulas, fiquei muito chateado com a covardia que ele fez com um aluno, com poucos dias de academia, tirando sangue da boca desse aluno, fiquei tão revoltado com isso que me senti culpado por isso em ter ensinado capoeira ao amarelinho e me afastei totalmente da capoeira.

.

Entre uns treinos e outros, com meu Mestre Rui voltei definitivamente para a capoeira no ano de 1994, exatamente no dia

.

15 de Outubro de 1994, no grupo de Capoeira Axé – Academia Studius C - Desse Grupo em Especial agradeço ao Contra-Mestre Daniel Brasil, por ter me auxiliado muito com minha volta ao mundo da Capoeiragem e apoio nas aulas de alguns garotos no Condomínio onde morro (Estrada do Cafundá, 1757), alguns alunos que iniciaram este trabalho comigo - Robson Luiz Magalhães Coutinho (Meu Filho), 09 anos de idade - Gilberto (Irmão de Capoeira Grupo Cruzeiro do Sul), Anderson Carneiro - Bruno Gomes de Miranda, Eduardo X. Araújo, Agnaldo R. Martins, Luiz Augusto R. Teixeira

.

?AU?, por motivo particulares me afastei do grupo Axé, conhecendo o Mestre Mauricio do Grupo AIDE Capoeira me convidando eu e o Contra Mestre Brasil, para membros do Grupo AIDE, ficando neste grupo ate o dia 11 de Agosto de 1997.

.

Voltando assim definitivamente para o meu primeiro e único Mestre Rui Charuto ”Grupo Capoeira Sinhá”. Realizando aulas dentro do Condomínio o que deu super certo e dinamizando os alunos, sendo sugerido que os alunos em equipe elaborassem um símbolo para o grupo o que seria a própria estampa do grupo, sempre com apoio do Mestre Ruy ficando da seguinte forma, um Mapa da África com dois capoeiristas jogando dentro do mapa, com fundo nas cores Vermelho/Amarelho/Verde, o Mapa - os jogadores e os dizerem MUGOZAP CAPOEIRA SINHÁ em cores Preta, assim formando mais uma seqüência do grupo Sinhá, continuo desenvolvendo meu trabalho de capoeira no Condomínio Mirante Residencial da Taquara - Estrada do Cafundá, 1757 (Anexo), nos dias segunda, quarta e sexta-feira, nos horários das 16:00 Hs, as 20:00 Hs, com rodas nas ultimas sexta-feira do mês no horário das 16:00 as 18:00 Hs.]

.

Atualmente ministrando aula de capoeira junto ao Projeto Mel, na comunidade de Mangueirinha Taquara, Escola Municipal Rosa do Povo, com turmas de crianças especiais e ditas normais, Grupo do Meca e voluntariado no grupo de crianças especiais GAPEB.

Nenhum comentário: