quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

LICAMPOS - comemoração de 01 ano de existência e realizações (Liga de Capoeira Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ - Brasil).








Links para as fotografias do evento:
A Federação Fluminense de Capoeira compareceu à festividade de comemoração de 01 ano de existência e realizações da Licampos (Liga de Capoeira Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ).

A Licampos foi criada em 27 de fevereiro de 2007, é filiada à FFC e presidida pelo Sr. Delson Rodrigues de Paula (mestre Delson).

Em 23 de fevereiro de 2008, sábado, no Palácio da Cultura, em Campos dos Goytacazes/RJ, foi aberto o encontro com a chamada à mesa, pelo cerimonial do evento, o presidente da Licampos, Sr. Delson Rodrigues de Paula (mestre Delson), e os convidados palestrantes sobre a capoeira, o presidente da FFC, Elizeu dos Santos Felipe (mestre Zezeu); o vice-presidente da FFC, professor José Machado dos Santos (mestre Machado); o secretário-geral da Liga Gonçalense de Capoeira, Carlos Henrique (mestre Quito); e o diretor de divulgação e de arbitragem da FFC, professor Joel Pires Marques (contramestre Joel).


Apresentou-se o Hino Nacional Brasileiro ao som do berimbau, com as bandeiras do Brasil e do Estado do Rio de Janeiro solenemente hasteadas,




Foram diplomados naquele evento a Licampos e os dirigentes:

Delson Rodrigues de Paula (presidente); Nédio dos Santos (vice-presidente); Amaro Edílson Pessanha da Silva (diretor jurídico); Jorge Luiz da Silva Costa (diretor administrativo); Celso da Conceição Lírio (secretário); Armando Pereira Ribeiro (diretor cultural); Alessandro de Souza Cruz (conselho-fiscal); Paulo Roberto Costa Pereira (conselho fiscal); Fábio Gomes Vasconcelos (conselho-fiscal); João Januário Neto (conselho-fiscal/suplente).




A convite do mestre Zezeu, foi homenageado o jovem Hugo Hebert Barcelos do Espírito Santo, aluno do professor Binho (Alessandro de Souza Cruz), aleatoriamente escolhido na assistência, a representar, naquela solenidade, a juventude aprendiz de capoeira em Campos dos Goytacazes.



No dia 24 de fevereiro de 2008, domingo, aconteceu aulão e roda com os mestres Zezeu, Machado e Quito. O contramestre Joel ficou encarregado de registrar o acontecimento.



A estada dos representantes da FFC foi abrilhantada pela honrosa acomodação no Hotel Amazonas, naquela cidade, na Rua Barão do Amazonas 58, no prédio construído na segunda metade do Século XIX, tombado pelo patrimônio histórico em outubro de 1985 e imortalizado no livro “O Menino e o Palacete” de Thiers Martins Moreira, publicado em 1954. O escritor publicou ainda “Os Seres”, que veio a complementar as suas reminiscências. A casa foi residência do Barão, depois Visconde, de Pirapitinga. Lá estiveram hospedados o imortal Austregésilo de Athaíde, o educador Darci Ribeiro, a escritora Raquel de Queiroz, dentre outras personalidades importantes no mundo da literatura, da educação, da cultura e da política.
Ficamos extremamente orgulhosos pela excelente recepção.

Um comentário:

Anônimo disse...

Srs. Mestres, Contra-Mestres, Professores e outros associados, venho pedir um histórico desde do ano de 1973 até os dia de hoje, dos nomes de quem que exercitou e ensinou a capoeira, e como que aconteceu na cidade de campos dos goitacazes? pelo que sei e ja ouvi falar de mestre ronaldi, piolho um dos grandes colaboradores da capoeira em campos, mestre cabrita, mestre magno, mestre negão má, mestre olivã e outros, foram grande capoeiristas de campos. E também lembrando da Federação Brasileira de Pugilistas que os graduou, que o presidente era Mestre Mendoça. Por favor em breve espero uma resposta, meu e-mail é wa.capoeira@hotmail.com e sou graduado e faço capoeira há 6 anos.