sábado, 7 de março de 2009

NADEC - capoeira nas escolas e a formação continuada para o desempenho profissional.

Nadec realiza 1º Seminário Alagoano de Capoeira


A capoeira é patrimônio cultural da União, mas não se encontra em todas as escolas

A capoeira é patrimônio cultural da União, mas não se encontra em todas as escolas

Fonte: http://www.alemtemporeal.com.br/?pag=cidade&cod=7857


Durante todo o sábado (7), será promovido na Escola Jaime de Altavila localizada no bairro de Santa Lúcia, o 1º Seminário Alagoano de Capoeira. A atividade é promovida pelo Núcleo de Apoio e Desenvolvimento de Capoeira de Alagoas (Nadec-AL) tem como objetivo preparar os professores e mestres de capoeira para o desenvolvimento de atividades nas escolas, bem como, incentivar a formação continuada para o desempenho profissional.


A capoeira, uma das mais importantes heranças afroculturais, foi intitulada no ano passado como patrimônio nacional, porém, mesmo com a obrigatoriedade da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas (Lei 10.639/03), a capoeira ainda não encontra-se incorporada nas atividades pedagógicas. Segundo Carlos Pereira, Coordenador do Nadec, “esse evento marca o início de nossa luta para entrarmos na escola pela porta da frente, fazendo uso dos instrumentos legais, e podendo fazer parte da escola de fato e de direito, pois até agora temos participado da escola como coadjuvantes em pequenos projetos, na sua maioria como voluntários, onde o profissional da capoeira não recebe nenhuma remuneração pelo trabalho realizado”, afirmou.


Dentre os temas centrais de discussão estão “A importância do planejamento para uma aula com bons resultados”, “O planejamento e a prática nas aulas de capoeira”, “Jogos recreativos como instrumento de alongamento e aquecimento para aula de capoeira”, respectivamente ministrados por: Maria Betânia de Oliveira (Pedagoga), Claudio Severo - Claudio dos Palmares (Mestre de capoeira e professor de Educação Física) e Kátia Maria do Nascimento Barros (professor de Educação Física).


O encontro será encerrado amanhã, no Dia Internacional da Mulher, a partir das 10h, nos Sete Coqueiros, onde acontecerá uma roda especial e homenagens a mulheres que contribuíram para o desenvolvimento da capoeira.


As inscrições custam R$15, com direito a almoço e certificado. Contatos: 8844-4838 / 8824-6859 / 9381-7765.


por Helciane Angélica

Nenhum comentário: