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domingo, 28 de dezembro de 2008
Luciano Milani - Novidades do Portal Capoeira.
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Programação do 5º Campeonato Mundial Aberto Muzenza de Capoeira.
Programação do 5º Campeonato Mundial Aberto no Rio de Janeiro 2009
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
Feliz Aniversário, mestre Jeronimo! - 24 de dezembro de 2008.
Feliz Aniversário, mestre Jeronimo! - 24 de dezembro de 2008.
domingo, 14 de dezembro de 2008
Curso Básico de Capoterapia, 19, 20 e 21 de Dezembro de 2008, em TAGUATINGA/DF, Brasil.
From: Mestre Gilvan ladainha.capoeira@gmail.com
Curso Básico de Capoterapia.
Seja um facilitador da Capoterapia e conheça um grande mercado de trabalho.
Dias 19, 20 e 21 de Dezembro de 2008.
30 VAGAS.
ESTÁGIO: 1ª iniciação.
CARGA HORÁRIA: 20 horas.
INVESTIMENTO/CURSO:
com direito à certificado e licenciamento.
PACOTE 1: R$180,00 C/ CAMISETA, ALOJAMENTO, CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.
LOCAL: QNL 30 CONJUNTO A LOTES 31/33 TAGUATINGA/DF sede Nacional.
ASSOCIAÇAO BRASILEIRA DE CAPOTERAPIA.
TEL. (0XX61) 475-2511/2160 ou 9962-2511 Mestre Gilvan.
E-MAIL: ladainha.capoeira@gmail.com.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Unidade didática:
· Histórico da capoterapia;
· Terapia do Abraço através da Capoterapia;
· Princípios básicos do condicionamento físico;
· Metodologia, prescrição, controle e avaliação física;
· Laboratório prático com a terceira idade;
· Depoimentos dos praticantes da capoterapia;
· Cantigas de roda e corridos da capoterapia;
· Dinâmicas interativas;
· Vídeo em documentário;
· Mercado de trabalho;
. Entrega de lenços;
· Dentre outros.
NOME COMPLETO:
ENDEREÇO COMPLETO:
FONE:
E-MAIL:
Os interessados podem se inscrever por e-mail e após enviaremos a programação detalhada do curso.
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Standard Course of Capoterapia.
Be a facilitator of Capoterapia and knows a great labor market.
19, 20 and 21 December , 2008.
VACANCIES 30.
TRAINING: 1st tutorial.
Timetable load: 20 hours.
INVESTMENT / COURSE:
with the right to license and permit.
PACKAGE 1: R$ 180.00 C / T-shirt, ACCOMMODATION, BREAKFAST, LUNCH AND DINNER.
Place: QNL 30 CONJUNTO A LOTES 31/33 TAGUATINGA/DF National Headquarters.
ASSOCIATION OF BRAZILIAN CAPOTERAPIA.
Tel. 55 (61) 475-2511/2160 or Master Gilvan 9962-2511.
E-MAIL: ladainha.capoeira@gmail.com.
Program content
Unit didactic:
History of the capoterapia;
Hug Therapy through of the Capoterapia;
Basic principles of physical conditioning;
Methodology, prescription, control and physical evaluation;
Depositions of the capoterapia practitioners;
Music in capoterapia;
Dynamic Interactive;
Video documentary;
Labor market;
Delivery of handkerchiefs for graduation;
Among others.
TEACHER: Gilvan Alves de Andrade - Master Gilvan - Record Cref No 1772 / 7 th Region.
FULL NAME:
FULL ADDRESS:
Tel:
E-MAIL:
19, 20 y 21 de diciembre de 2008.
VACANTES 30.
FORMACIÓN: 1 tutorial.
Horario de carga: 20 horas.
INVERSIÓN / CURSO:
con el derecho a la licencia y permiso.
Paquete 1: R$ 180,00 C / CAMISETA, ALOJAMIENTO, DESAYUNO, ALMUERZO Y CENA.
LUGAR: QNL 30 CONJUNTO A LOTES 31/33 TAGUATINGA/DF sede Nacional.
ASOCIACIÓN BRASILEÑA DE CAPOTERAPIA.
Tel. 55 (61) 475-2511/2160 o Master Gilvan 9962-2511.
E-MAIL: ladainha.capoeira@gmail.com.
Programa de contenidos
Unidad didáctica:
Historia de la capoterapia;
Abrazo a través de la Terapia Capoterapia;
Principios básicos de acondicionamiento físico;
Metodología, la prescripción, el control y la evaluación física;
Laboratorio de prácticas con las personas de edad avanzada;
Las deposiciones de la capoterapia profesionales;
Música en la capoterapia;
Dinámica interactiva;
Video documental;
Mercado laboral;
Entrega de pañuelos;
Entre otros.
MAESTRO: Gilvan Alves de Andrade - Master Gilvan - CREF Registro n º 1772 / 7 ª Región.
Los interesados pueden inscribirse en el curso, por correo electrónico, y le enviaremos un calendario detallado más adelante.
NOMBRE COMPLETO:
DIRECCIÓN COMPLETA:
Tel:
E-MAIL:
sábado, 13 de dezembro de 2008
Livros: em 17 de dezembro de 2008, o lançamento da Coleção Capoeira Viva no Planetário da Gávea
From: Raquel Silva raquelsilva@alternex.com.br
Subject: Lançamento da Coleção Capoeira Viva no Planetário da Gávea
To: joelpmarques1@gmail.com
Prezados amigos capoeiristas é com o maior orgulho que vamos realizar, no Rio de Janeiro, a primeira noite de autógrafos da Coleção Capoeira Viva, com o lançamento dos livros dos nossos parceiros Izabel e Bernardo. Acreditamos que seja a primeira coleção exclusivamente dedicada à capoeira e desejamos que tenha vida longa. Segue o convite, para quem está no Rio, e o release, para quem quiser saber um pouco mais. Os livros estão à venda nas livrarias, mas o legal é reunir a galera na roda. Esperamos vocês. Abraços, Raquel Silva
Coleção Capoeira Viva
Volume 1 – A Capoeira no Rio de Janeiro 1890 – 1950 – Izabel Ferreira
Volume 2 – A Arte da Negociação: a Capoeira como Navegação Social – Bernardo Conde
Exatos cinco meses depois de ter sido oficialmente declarada patrimônio cultural brasileiro, chegam às livrarias os volumes de estréia da Coleção Capoeira Viva, a primeira exclusivamente dedicada à publicação de livros sobre capoeira.
Marcada pelo estigma da marginalidade por mais de um século, a capoeira sempre foi tema de investigação nos círculos acadêmicos brasileiros e internacionais, especialmente no Rio e em Salvador, cidades que disputam sua maternidade. Entretanto, muito pouco disso chegou ao grande público.
A Coleção Capoeira Viva é composta por uma série de livros histórico-etnográficos adaptados de teses e dissertações acadêmicas. Foi criada com o intuito de tirar das prateleiras das bibliotecas da academia textos resultantes de relevantes pesquisas sobre o tema e dar acesso a importantes estudos que, ao abordarem a capoeira, suscitam questões que remontam aos primórdios da gênese da cultura brasileira.
"Jogo, luta, cultura, dança, esporte, brincadeira, instrumento de socialização... Muito se fala da capoeira, mas pouco se compreende. A Coleção Capoeira Viva tem a intenção de quebrar paradigmas e trazer a público a riqueza e as nuances desta manisfestação cultural, tão próxima de seus praticantes e admiradores e tão distante da maior parte da sociedade brasileira", declara a jornalista Raquel Silva, diretora da coleção.
O primeiro volume, A capoeira no Rio de Janeiro 1890 – 1950, de Izabel Ferreira, aborda um período, entre o fim da República e meados do século XX, no qual a memória da capoeira carioca foi gradativamente apagada. Segundo a autora, isso se deve fundamentalmente ao fato de que com a implantação da República e o projeto de nação brasileira, a capoeira escrava lembrava a vergonha que foi o modelo escravagista praticado no país até então. A partir do início da década de 1940 a capoeira começou a se revestir com uma imagem mais adequada ao idéário nacionalista da época, ou seja, como arte genuinamente brasileira ou como luta nacional.
"Acredito que a análise da capoeira praticada no Rio de Janeiro neste período será útil à compreensão da capoeira que se faz contemporaneamente. Trata-se de entender a cosmologia construída ao longo das últimas décadas, incorporada ao imaginário dos capoeiristas, e que, nos dias atuais, se descortina em uma multiplicidade de discursos, de práticas e em uma rede de difusão que cobre quase todo o planeta", declara a autora Izabel Ferreira, mestre em Ciências Sociais e especialista em Sociologia Urbana.
No livro 2, A arte da negociação – A Capoeira como Navegação Social, o autor, Bernardo Conde, a partir de sua própria experiência, se debruça sobre a formação da identidade do capoeirista. Com uma cuidadosa análise que inclui o universo cultural que circunda a capoeira – samba, samba-de-roda, maculelê, candombé, malícia, mandinga etc. – o autor traça o panorama de um mundo à parte, cuja porta de entrada é a prática de um jogo em que não há nenhuma regra fixa e o oponente não é adversário e sim companheiro. Uma viagem fascinante, em que o leitor haole[1], é conduzido por um local e, depois de uma breve passagem por concepções históricas da capoeira é apresentado a um universo muito particular, que vai se constituindo desde a dinâmica de iniciação de um discípulo até a incorporação do ethos da capoeira, que indica um modo de agir e pensar no qual o jogo da capoeira é transportado para a vida.
"Procurei, por intemédio da observação participativa e da depuração de fatos e situações vividas ao longo de minha trajetária, (re) interpretar comportamentos e ações que apontam para este possível ethos da capoeira. Num segundo momento tento estabelecer como o saber do jogo é acionado em diversos espaços sociais e como o cotidiano é traduzido pela ótica da roda de capoeira", adianta Bernado Conde, professor universitário e doutorando em Ciências Sociais.
Coleção Capoeira Viva
Volume 1 – A Capoeira no Rio de Janeiro 1890 – 1950 – Izabel Ferreira – 134 páginas –
ISBN 978-85-60284-10-8
Volume 2 – A Arte da Negociação: a Capoeira como Navegação Social – Bernardo Conde –138 pags – ISBN 978-85-60284-09-2
Direção: Raquel Martins Silva
LANÇAMENTO COM NOITE DE AUTÓGRAFOS, EXIBIÇÃO E RODA DE CAPOEIRA
Quarta-feira, 17 de dezembro às 19h
Planetário da Gávea – Rua Padre Leonel Franca 240 - Gávea
Astro Bar – 100 lugares sentados + balcão
Estacionamento no local: R$ 5,00 até as 19h59 e R$ 10 a partir das 20h
Preço sugerido por exemplar: R$ 25,00
Preço especial na noite de lançamento: 1 exemplar R$ 20,00 – 2 exemplares R$ 25,00
Editora Novas Idéias
http://www.2ab.com.br/ – catálogo Novas Idéias
Informações para a imprensa: Raquel Silva – 21 2274-7924 9965-3433
Sobre os autores:
Izabel Ferreira é cientista social, pós-graduada em Sociologia Urbana e Mestre em Antropologia Visual pelo PPCIS-UERJ. Professora de Sociologia da Universidade Gama Filho, entre 2000 e 2001. Desde 1998 realiza pesquisas históricas e iconográficas para exposições de arte, entre elas: "Flávio de Carvalho - 100 anos de um revolucionário romântico"; "Ismael Nery - a poética de um mito"; "Pancetti - o Marinheiro Só"; "No Tempo dos Modernistas - D. Olivia Penteado, a senhora das artes"; "Traço Humor & Cia"; "O Preço da Sedução - do espartilho ao silicone"; "Mary Vieira - o tempo do movimento"; "Homo Ludens - do faz de conta à vertigem"; "O Olhar Modernista de JK", "O'Brasil - da terra encantada à aldeia global", "Di Cavalcanti - um perfeito carioca", Nippon, Galeria de Valores, entre outras.
Bernardo Velloso Conde é doutorando em Ciência Sociais pela UERJ, professor do departamento de Sociologia da PUC-RJ e professor de Antropologia Cultural na Univercidade. Desde 1982, quando ingressou no universo da capoeira, vem produzindo trabalhos que resultaram na publicação de diversos artigos sobre o tema. Atualmente pesquisa sobre a difusão da capoeira na Europa.
Raquel Martins Silva é jornalista, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pelo CPDOC/FGV. Trabalha, desde 1979, como produtora cultural. Atua em diversas áreas da comunicação, particularmente assessoria de imprensa, edição e produção de livros de arte e fotografia. Foi responsável pela coordenação editorial do livro Ismael Nery, que em 2005 recebeu o Prêmio ExcelênciaGráfica Werner Klatt. Escreveu o Guia da Copa França 1998. É coordenadora da Coleção Capoeira Viva, patrocinada pelo Minc, que publica ensaios acadêmicos sobre o tema. Uma das criadoras do Fundo Ângela Borba de Recursos para Mulheres, é verbete do livro Mulheres Negras do Brasil, que lista as mulheres negras que se destacaram em suas áreas ao longo da historiografia brasileira.
[1]As expressões haole e local são gírias, oriundas do surf, que significam respectivamente pessoas de fora de uma sociedade específica e membros de uma sociedade.
sexta-feira, 12 de dezembro de 2008
Feliz Aniversário, Gil Clementino Cavalcanti de Albuquerque Filho, mestre Gil Velho!!! 15 de dezembro.
Nome: Gil Clementino Cavalcanti de Albuquerque Filho
Identificação: CREA-RJ-49954-D
Data de Nascimento: 15 de dezembro de 1948.
Local de Nascimento: Recife, Pernambuco, Brasil.
e-mail: gilvelho@hotmail.com gilvelho@yahoo.com.br
1 - Nasci em Recife, capital de Pernambuco, no final da década de 40, século XX. Venho de uma família tradicional, os Cavalcanti de Albuquerque, cuja história se confunde com a própria história do espaço pernambucano. A mistura de elementos indígenas, lusos, holandeses e afro na sua formação, me transmitiu uma memória genética que flui nos meus insight e interagem no meu processo vivencial.
Assim, quando meu Pai se muda para o Rio de Janeiro, no inicio da década de 50, passo a simbiotizar esta perspectiva genética com a leitura da realidade percebida do espaço carioca. Torno-me um pernambucano carioca, com uma passagem rápida por Copacabana e um pouso longo em Ipanema, onde passo minha infância e adolescência.
Ipanema, nesta época se assemelhava a um subúrbio carioca com a diferença de ter o mar e estar na periferia da efervescente Copacabana, mas nas suas praças continham o cenário das cidades de interior, cavalos, charretes, mocinhas dando volta na praça, rapazes territorializando um banco da praça. Nas praias, marcavam-se os espaços por uma grande barraca associada a uma rede de vôlei, no pós praia, a rapaziada deslizava nas ondas na onda do jacaré, de peito ou sobre a tabuas de madeira. Nos bares, a boemia se esparramava no Mau Cheiro, no Jangadeiro, Veloso ou no Zepelim. Os cinemas eram 4, dois poeiras, sem ar condicionado e cadeiras de madeira, o Ipanema e o Pirajá, os luxuosos eram o Paz e o Astória.
Pontilhando este cenário bucólico, emergiam as favelas como a do Cantagalo, Catacumba e a da Praia do Pinto. Neste ambiente, comecei a ler a capoeira através de um discípulo do Mestre Sinhozinho, o Cirandinha, e neste contexto crio minhas raízes cariocas. Acompanho o desenrolar do carnaval de rua, o seu desaparecimento na zona sul e posterior ascensão, através da reconstrução das bandas, como a de Ipanema, e percebo a força que este espaço gerou na cultura carioca, principalmente nas décadas de 50,60 e 70.
Vivo todo o processo da evolução da capoeira moderna carioca, pois o grande salto foi a fusão das escolas de capoeira do Mestre Sinhozinho com a do Mestre Bimba da Bahia, na década de 60, no cenário carioca, pelo Grupo Senzala, do qual sou um dos fundadores.
Durante muitos anos, trabalhando como geógrafo em geomorfologia, analisando a dinâmica da relação forma e processo da superfície do relevo, percebi que vida é interação, ou seja, troca simbiótica e que todos os elementos do universo estão em unicidade, pois uma realidade é composta por infinitas relações e é sua percepção de momento que constrói a sua realidade e que esta percepção está relacionada a sua capacidade sensorial corporal. Esta relação ficou mais clara quando comecei a trabalhar com o etno conhecimento, onde a questão da identidade e território entra como elemento de sustentabilidade de vida, comecei a fazer espontaneamente ensaios de capoeira onde os indivíduos construíam seu perfil do seu gestual capoeira e com isto criavam um espaço identitário e uma noção de pertencimento ao contexto inserido.
Dentro desta ótica observei a distancia que a capoeira moderna tinha dos movimentos de capoeira originais do século XIX, principalmente do Rio de Janeiro, onde existe um grande acervo de informações e trabalhos sobre esta questão e que a diferença estava exatamente na organicidade dos movimentos originais e a racionalidade dos movimentos criados na modernidade.
2 - FORMAÇÃO.
Como geomorfólogo, minha perspectiva organicista sempre me favoreceu na leitura do tecido geomórfico, em cuja trama sempre foi percebida a dinâmica interativa que formatava, dentro da diversidade composta por elementos antrobiofísicos, a realidade mutável da forma terrestre e a dinâmica interativa que constrói continuamente a superfície da terra. Esta foi a base para percepção da capoeiragem como prática ao mesmo tempo gestual e estruturadora da espacialidade física.
Formei-me Bacharel em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1973.
Memorial
A formação do Mestre Gil Velho passa pelo geógrafo Gil Cavalcanti ou vice versa, pois, estes dois personagens, se fundem numa perspectiva vivencial, que passa pelo trinômio "espaço, ambiente e forma", termos que estão em unicidade e envolvem percepção de tempo, movimento e troca, que por sua vez estão diretamente relacionados à questão da realidade, ou seja, do contexto vivenciado.
Minha primeira experiência de docência foi na Universidade Federal do Acre como professor de Geomorfologia no Departamento de Geografia, no ano de 1976.
Posteriormente, lecionei durante 11 anos no Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, no período que vai de 1988 até 1999, como professor das cadeiras de Geomorfologia, Hidrologia, Análise Ambiental e socioecologia. Colaborei ainda com a criação do curso de Pós Graduação em Análise e Avaliação Ambiental da PUC-Rio, Desenvolvi, neste período, Diversos Projetos relacionados à percepção socioecológica.
Durante 18 anos trabalhei como Geógrafo na Amazônia, em levantamentos geobiofisicos nas diversas unidades socioecológicas desta região. Também atuei em todo litoral brasileiro, em levantamentos de geomorfologia costeira para diversas empresas como Petrobrás, Portobrás, CPRM, e outras. Na região nordeste trabalhei em levantamentos geohidroecológicos, na área do semi-árido (caatinga), onde vivenciei as diferenças tanto físicas como culturais desta região. Nos últimos quatro anos trabalhei com levantamentos socioecológicos, aplicados em processos de identificação de Terras indígenas, processo de licenciamentos ambiental de empreendimentos que interferiam na perspectiva identitária e territorial indígena, como em programas de ordenamento etnoterritoriais. Todos estes procedimentos foram trabalhados dentro de uma perspectiva sócia participativa.
A minha experiência gerencial em projetos, programas sociais ou educação comunitária passa tanto pelos trabalhos da área socioecológica como pela capoeira que faço há 50 anos. Durante o meu trabalho como professor da PUC/RJ desenvolvi ações comunitárias que associavam a capoeira ao meu trabalho acadêmico, tendo inclusive registro desta perspectiva no filme documentário “O ONIBUS 174”.A capoeira foi sempre um espaço, para mim, de ensaio de percepção identitária e territorial, onde desenvolvi vários trabalhos de resgate pelo individuo, de sua percepção contextual. Este trabalho foi dirigido, sempre, para todas as faixas etárias, como crianças e adolescentes (inclusive com meninos de rua), como jovens adultos e pessoas de 3º idade.
3 - EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL.
Minha primeira experiência de docência foi na Universidade Federal do Acre como professor de Geomorfologia no Departamento de Geografia, no ano de 1976.
Posteriormente, lecionei durante 11 anos no Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio, no período que vai de 1988 até 1999, como professor das cadeiras de Geomorfologia, Hidrologia, Análise Ambiental e Ecologia. Colaborei ainda com a criação do curso de Especialização em Análise e Avaliação Ambiental também da PUC-Rio.
Durante 18 anos trabalhei como Geógrafo na Amazônia, em levantamentos geobiofisicos nas diversas unidades socioecológicas desta região. Também atuei em todo litoral brasileiro, em levantamentos de geomorfologia costeira para diversas empresas como Petrobrás, Portobrás, CPRM, e outras. Na região nordeste trabalhei em levantamentos geohidroecológicos, na área do semi-árido (caatinga), onde vivenciei as diferenças tanto físicas como culturais desta região. Atualmente desenvolvo trabalhos na linha do etnoconhecimento, mais especificamente etnoecologia na região Amazonas em áreas indígenas.
Grupo Nzinga de Capoeira Angola: Roda de Fim de Ano (2008).
Grupo Nzinga de Capoeira Angola: Roda de Fim de Ano (2008).
From: Grupo Nzinga INCAB gruponzinga@yahoo.com.br
To: luzdamata@hotmail.com
Amigos,
para encerrar o ano com boas energias e comemorar a série de transformações positivas que ocorreram no Grupo Nzinga de Capoeira Angola/SP, convidamos todos e todas a vadiarem conosco nas rodas de fechamento dos núcles Zona Norte e Pinheiros do Nzinga/SP.
A saber:
Zona Norte:
dia 18 de dezembro,
a partir das 20h00,
em cima do metrô Jardim São Paulo/SP, Brasil.
informações:
Piter (11) 9919-1105 ou Fininho (11) 2265-5704.
Comissão de Comunicação
Grupo Nzinga de Capoeira Angola
Rua Cariris, 13
Pinheiros - São Paulo
8937-3396
www.nzinga.org.br
Feliz Aniversário, mestre Eclilson de Jesus!!! 13 de dezembro de 2008.
Subject: Bio Mestre Eclilson (2).doc
ejesus@intergate.ca , eclilson@hotmail.com
Livro: CAPOEIRA: JOGO ATLÉTICO BRASILEIRO
Mestre Eclilson de Jesus nasceu no Recife (Pernambuco). Eclilson é altamente conceituado no mundo da Capoeira, e tem ensinado esta arte nos ultimos vinte anos. É conhecido por sua agilidade e suas acrobracias de tirar o folego. Mestre Eclilson já participou de diversos festivais desde 1990 no Canadá e Estados Unidos, demonstrando essa art sui generis que combina dança e arte marcial. Foi nesta época que decidiu fazer de Vancouver a sua nova morada. Desde então sua carreira Profissional o tem levado a vários países , ensinando esta antiga arte brasileira, a Capoeira, e viajando com o seu grupo Aché Brasil.
Mestre Eclilson já se apresentou para televisão, Festivais de Artes, Teatros e Escolas; também estrelou em vários filmes e video games como duplê. Atualmente ele ocupa o cargo de presidente da Associação Nacional de Capoeira do Canadá.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Capoeira: batizado na APAACABE, Associação de Proteção dos Amigos e Adeptos do Culto Afro Brasileiro e Espírita.
Telefone:(0xx21) 3409-3383
http://www.portalcapoeira.com/Noticias-Atualidades/Entrevista-Especial-Mestre-Ananias
Para maiores detalhes sobre o Projeto Documental de Mestre Ananias, clique aqui.
Valeu, mestre Luciano Milani, parabéns mestre Ananias!!!