terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Roda de Capoeira, Mestre King, Centro Cultural Aprendizes, 19:00h, 5ª feira, 31de janeiro/2008, Praça do "Planeta do Chopp" - Vila Isabel/RJ, Brasil.

Roda de Capoeira, Mestre King, Centro Cultural Aprendizes, 19:00h, 5ª feira, 31de janeiro/2008, Praça do "Planeta do Chopp" - Vila Isabel/RJ, Brasil.

Joel,

Peço a gentileza de divulgar entre os capoeiristas e aproveito para convidá-lo também para a nossa Roda de Mês que acontecerá nesta 5ª feira (31.01.2008) no seguinte local:


Fonte desta foto: http://www.jambock.com/phpBB/viewtopic.php?topic=347&forum=10
.

Praça do "Planeta do Chopp" - Vila Isabel (em frente a UERJ).

Fonte desta foto: http://www.jambock.com/phpBB/viewtopic.php?topic=347&forum=10
.
Horário: 19:00h.

OBS: Se chover, vai ser na academia (Associação Atlética Vila Isabel) - Av. 28 de Setembro, 160, no mesmo horário.

Para maiores informações, favor contatar o Mestre King no tel: (55-21)-82894852 ou 25674147.

Contato no email: capoeiraaprendizes@yahoo.com.br

Obrigado e um grande abraço,













.
.
Mestre King - Marcio Jeová Neumann
Centro Cultural Aprendizes

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Roda de mês do Mestre Machado (José Machado dos Santos) & convidados, no SESC de São Gonçalo/RJ, Brasil, ocorrida em 27 de janeiro de 2008.

With the support of the Federation of Capoeira Fluminense, another "Roda de mês" (Wheel of month) of the Master Machado (José Machado dos Santos) & guests on January 27, 2008. Capoeira excellent...


Com o apoio da Federação Fluminense de Capoeira, mais uma Roda de mês do Mestre Machado (José Machado dos Santos) & convidados, em 27 de janeiro de 2008. Belo evento capoeirístico e ótima recepção aos convidados. Parabéns ao Mestre Machado e aos presentes capoeiristas e simpatizantes.

O mestre Machado manda avisar que todo domingo, a partir das 11:00h da manhã, tem Roda de Capoeira lá no SESC de São Gonçalo/RJ, Brasil e que no último domingo do mês tem mesa de frutas para os convidados.
Obs.: Todos estão convidados.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

ABADA Capoeira comemora o Mês da História Negra em Nova Yorque, nos EUA. Domingo, 27 de janeiro de 2008, 17:00 - 20:00h (horário de Nova Yorque/EUA).

ABADA Capoeira comemora o Mês da História Negra nos EUA





Fonte: Capoeira Batizado 2008 - batizado2008@abadacapoeira.com (Edna Lima).
Tradução: Joel Pires Marques.





.
.
.
Seminários culturais da ABADA Capoeira

Palestra Filme Música

Domingo, 27 de janeiro de 2008, das 17:00 às 20:00 (horário de Nova Yorque/EUA)
US$10 (dez dólares americanos) a serem pagos na entrada

Informação: http://www.abadacapoeira.com/

FAVELA RISING (Evolução da Favela) and BEATS OF THE HEART (Batimentos do Coração).

CCNY (City College of New York) - Sala Shepard - 140th Street and Convent Avenue - A/D to 145th #1 to 137th
Alimentos e bebidas não são permitidos no teatro.

FAVELA RISING (2005)

Sua música gerou um movimento. Sua mensagem combateu uma guerra ... Um homem sai das favelas do Rio de Janeiro para liderar o movimento cultural não violento conhecido como Afro-Reggae.

FAVELA RISING, dois cineastas americanos viajam ao Brasil para criar um documentário sobre o cotidiano dos ricos e pobres no Rio de Janeiro. Seu filme avança num argumento dos esforços de resistência comunitária (neste caso, uma favela no Rio de Janeiro) que pode inverter os padrões de decadência social, violência e criminalidade. Os jovens cineastas americanos contam uma história de como dois jovens brasileiros iniciaram um projeto de reconstrução da comunidade usando a energia da música contagiante de sua própria criação, Afro-Reggae, como uma alternativa ao tráfico de droga e à criminalidade na rua. Uma mistura de hip-hop, drumming, e acrobacia, a música se tornou uma fonte de orgulho e auto-estima ao crescente número de jovens que aderiram ao estilo.









Hip Hop: É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reinvidicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades (Wikipedia).

Drumming: Técnica apresentada por pessoas, que imitam bateria com a boca, com o estilo arrojado de pratos, bumbos e caixas perfeitas (Wikipedia).

O desacreditado músico, que aparece ensinando a Anderson e aos outros membros do Afro Reggaea a tocar instrumentos de percussão, e que é responsável por conceber a própria base da banda Afro-Reggae, é Marcos Suzano.

BEATS OF THE HEART... (Batimentos do coração...) O Espírito do Samba: Música Negra do Brasil (2001)

Estrelando: Gilberto Gil & Milton Nascimento.

BEATS OF THE HEART, um documentário sobre a vida de pobreza dos negros brasileiros e como a pureza musical do samba foi corrompida e cooptada pela musicalidade imposta ao Brasil.

O Espírito do Samba mostra o quanto a música brasileira influenciou profundamente todos os tipos de músicos de todo o mundo, especialmente os de jazz. Juntamente com o samba e bossa nova, estilos brasileiros fizeram um impacto no cenário pop internacional, e surpreendentemente, esses estilos representam apenas uma pequena parte do deslumbrante caleidoscópio musical encontrado no Brasil.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Capoeira - Roda de Mês - Associação Brasileira de Capoeira Nação - Último sábado de cada mês - Porto da Pedra - São Gonçalo/RJ - Brasil.

Roda de Mês - Encontro de Camaradas


Fonte: Bruno Sampaio Britto - camelocapoeira@hotmail.com

Associação

Brasileira de

Capoeira

Nação

.
.


.

Último sábado de cada mês

- início às 18:00h

- Local: Área Cultural

- Rua Paracatú, 2960,

- Porto da Pedra,

- São Gonçalo,

- RJ, Brasil.

Supervisão: Mestre Guigui

Realização: Capoeira Nação - RJ


Organização: Instrutor Camelo

.

.

.

...

.

.

Instrutor Camelo

Mestre Jeronimo denuncia a falta de civismo e de preservação da cultura do Brasil, durante sua estada em Londres em 2007.

Mestre Jeronimo denuncia a falta de civismo e de preservação da cultura do Brasil, durante sua estada em Londres em 2007

O Ministério Da Cultura & Relações Exteriores no Brasil envia esta nota anexada em PDF que gostaria de oferecer a vc/s.

Para que nao se faca de 'curta a memoria do eleitor'... & em nome do povo brasileiro, capoeristas, e, outros, etc, DURANTE E DEPOIS DO CARNAVAL, e, outros, etc, ficamos no aguardo do desenvolvimento deste importante processo / jogo!!!

SEE PDF ATTACHMENT FROM THE BR MINISTRY OF CULTURE

**Unfortunately during the 2 day event in London the absence of the Brazilian National and other cultural requisite to exalt respect to Capoeira and the culture from the people of BR were performed. The anti patriotic and irresponsible attitude was supported by the Brazilian Embassy and other cultural BR organizations based in London. The international event was denounced in Brasil by Mestre Jeronimo during his stay in London in September 2007.

ANEXO DOCUMENTO PDF DO MinC REFERENTE AO PROTESTO/DENUNCIA

**Infelizmente durante todo o percurso do evento em Londres que usava da Capoeira nao tivemos a presenca da Bandeira Nacional alem de outros requisitos culturais necessarios para se promover a educacao civica e a preservacao da cultura do povo do Brasil. Tal atitude foi patrocinada pela Embaixada do Brasil e outros orgaos culturais em nome do BR, em Londres. Este evento internacional tambem foi alvo de denuncia publica no Brasil feita pelo Mestre Jeronimo durante sua estadia em Londres em 2007.

Grato!

Jeronimo Santos Da Silva (Mestre Jeronimo)

Cidadão Brasileiro - Australian Citizen
Musician. Author. Composer. Producer
www.myspace.com/mestrejeronimo
http://br.geocities.com/jeronimocapoeira/

RG : 06989360-0

----- Original Message -----

From: Expedicao < expedicao.gm@minc.gov.br>

To: mestre.jc

Sent: Monday, 21 January 2008 12:57

======================

----- Original Message -----

Sent: Tuesday, 4 September 2007 06:15

Subject: capoeira, nossa identidade... & o BR sem 'bandeira'... ??

Esta mensagem foi enviada para o Brasil, orgaos culturais, etc, capoeiristas, outros afora.

This message sent to Brazilian cultural organisms, capoeiristas, etc.

Re: two day event organised by the Brazilian Embassy and Brazilian Contemporary Arts taking place at:

Bolivar Hall, 54 & 58 Grafton Way, London W1T 5DL

** vejam o programa abaixo (passem pra outros)

**see program bellow (pls forward)

----

Good'day mate / Bom Dia Brasil/Capoeira,

I would like to share about the event promoted by the Brazilian Embassy and the BCA, in London. I am participating as a guest.

De visita em Londres, gostaria de dividir com vc/s a minha participacao como convidado e parabenizar a Embaixada do Brasil e BCA por promover o evento e incentivar o intercambio de nossas culturas, BRASIL & INGLATERRA, com a Capoeira.

Let's congratulate the Brazilian Embassy and BCA, for organizing the event and promoting the 'jogo' to add to the grow of BRASIL & UK culture, and arts, through Capoeira. After the lecture given by the scholars followed a discussion with the public. We had the presence of Mestres living in London and students of Capoeira, in general.

A palestra que os academicos da area de antropologia e sociologia fizeram, sobre a Capoeira e impacto social na Inglaterra, foi interessante, e na 'papoeira' (discussao com o publico) que rolou em seguida gingamos assuntos que sao de interesse geral, da Capoeira globalizada, e da cultura do povo do Brasil. Tivemos a presenca de alguns mestres brasileiros, residentes em Londres, professores nao brasileiros de Londres, e alunos da Capoeira da Inglaterra em geral.

Gostaria entretanto de dar sugestao, para os capoeiristas e para a Embaixada e BCA. Amanha, no segundo dia do evento (*ver o programa que enviaram abaixo) gostaria que tivessemos em consideracao duas coisas importantissimas, que me chamaram muitissimo a atencao durante este evento:

1- nao tivemos nenhum Berimbau, que considero a 'Bandeira Representativa da Capoeira' de forma apresentavel, representativa para os presentes durante o evento. (*a Roda que estava anunciada no programa nao aconteceu, serah apresentada amanha, conforme justificaram os programadores do evento.). Entretanto, comentei com o Mestre Carlao, que seria de bom grado, (Jogo com Fundamento!) que se tivesse no que justifica o evento, a Capoeira sendo exaltada (pelo menos) com a presenca visivel na sala de conferencia do instrumento que identifica nosso patrimonio, ritual, arte.

2- outro fato importantissimo, nao havia nenhuma BANDEIRA DO BRASIL que representasse nossa Patria nesse evento. Sem duvida, quem "tirou uma foto do evento" (na memoria inclusive!) nao poderah dizer (inclusive, para os jornais, TV, etc,) aonde estavamos, nem que Pais esta sendo privilegiado no sentido civico e cultural.

Portanto, eu sugiro que amanha serah de bom grado que se possa ter uma Bandeira Do Povo Do Brasil durante o evento, para que os presentes possam identificar inclusive a participacao da Embaixada do Brasil, da BCA, e da nossa Patria.

I am sending a message to add to the Brazilian Embassy and the BCA - and the capoeiristas in London. A suggestion about two very important aspects that I noticed during the event:

1- the lack of a Berimbau in this event to represent Capoeira. Capoeira has a 'flag' (Berimbau!) that we can perform to identify ourselves, Capoeira!

2- the absence of the Brazilian Flag. If now s0meone sends a 'photo' to any news, friends, etc, nobody would guess what kind of event was and the country and culture that is highlighted in London. My suggestion is also to highlight the participation of the BR Embassy and BCA.

I am looking forward to the Roda that will follow tomorrow, including a lecture by the Brazilian scholar Mauricio B. de Castro.

Eu estou esperando amanha pra poder gingar na Roda que segue o evento, e participar da palestra do brasileiro Dr. Mauricio B. de Castro, sobre a Capoeira sendo registrada como parte do Patrimonio Nacional Cultural.

Axe' Baba!

Jeronimo Santos Da Silva (Mestre Jeronimo Capoeira)

Cidadão Brasileiro / Australian Citizen
Musician.
Author. Composer. Producer

http://www.myspace.com/mestrejeronimo

http://br.geocities.com/jeronimocapoeira/

---------- Forwarded message ----------
From: Kabula London <
kabulalondon@gmail.com>
Date: Aug 31, 2007 6:29 PM
Subject: Brazilian Embassy Event - Mon 3rd and Tues 4th Sept
To: Mestre Carlao <
kabulainternational@hotmail.com>

To All,

Kabula is part of a two day event organised by the Brazilian Embassy and Brazilian Contemporary Arts taking place at:

Bolivar Hall, 54 & 58 Grafton Way, London W1T 5DL

It starts at 6pm on both Monday 3rd September and Tuesday 4th September. There is free admission to the event and there will be an open roda on the Monday night.

This means that the Tuesday class at the Maudsley Hospital is cancelled for this week.

Further information available from
http://www.brazil.org.uk/events/index.html

The programme of events is as follows:

Monday 03 September
18:00 – Opening speech by a representative of the Brazilian Embassy (Graca Fish)
18:15 – Film exhibition "Mare Capoeira" (short - 15 min.)
18:30 – Lecture: Diasporic Capoeira with Dr. Sara Delamont and Dr. Neil
Stephens/Facilitator Graca Fish
19:30 – Break (15 mins)
19:45 – Roda de Capoeira: open to all Capoeiristas

Tuesday 04 September
18:00 – Welcome by a representative from Brazilian Embassy.
18:20 – Round Table / Women and Capoeira in UK
19:00 – Break (15 mins)
19:15 – Lecture - Registring and cataloguing Capoeira as National Cultural
Heritage in Brazil with Dr. Mauricio Barros de Castro

Até logo,

The Kabula Team

--
Kabula
Capoeira Angola & Community Projects
London/Rio/Austin
www.kabula.org

domingo, 20 de janeiro de 2008

Aulões de capoeira durante o verão, na arena verão 2008, na Praia do Morro, às 17:00h, nos dias sábados e domingos, em Guarapari/ES, Brasil.

Venho através desta convidá-los a participar dos aulões de capoeira que estão sendo organizados durante o verão, na arena verão 2008, na Praia do Morro, às 17:00h, nos dias sábados e domingos, sob a coordenação do professor Feijão, participação da instrutora Flavia, do instrutor Herbeto, alunos e familiares.
Este projeto é mais uma realização da Prefeitura Municipal de Guarapari/ES, coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo de Guarapari/ES, supervisionado pelo Professor Glaurinho.
A capoeira é uma cultura genuinamente brasileira.
Desde já agradecemos a atenção que nos foi prestada.


Professor Feijão.

Capoeira: “Ginga Sem Limite 4” – de 23 a 27 de julho de 2008 – em Siribinha – Cidade do Conde/BA, Brasil.


Capoeira: “Ginga Sem Limite 4” – de 23 a 27 de julho de 2008 – em Siribinha – Cidade do Conde/BA, Brasil.

Informações Importantes:

Todos os participantes devem chegar em Salvador/BA (ônibus, avião, carro) no dia 22 de julho de 2008 (a qualquer hora ou no máximo até 12:30 do dia 23), pois o ônibus para o distrito de Siribinha – Cidade do Conde/BA sai às 14:00 h (impreterivelmente) da praça Dorival Caymmi, Itapuã/BA, em frente da igreja. Caso chegue depois desta data e horário dirija-se ao terminal rodoviário de Salvador no Iguatemi e pegue o ônibus da companhia Linha Verde para o Conde/BA. Lá chegando, procure saber como chegar na praia de Siribinha.

E mais:

Convém lembrar que só terão acesso ao “Barracão da Ginga” aqueles que estiverem com seus recibos de matrícula.

A matrícula poderá ser dividida em 3 parcelas de R$ 50,00 (cinqüenta reais) e pago na Caixa Econômica Federal, Agência 4112 – Poupança (013) – Conta: 879-8. Em nome de: Raimundo César Alves de Almeida.

Levar o comprovante de pagamento para siribinha/BA, para retirada do material (camisa, certificado, crachá). O pagamento da taxa também poderá ser efetuado na secretaria do evento (R$ 150,00) em siribinha/BA.

Esta taxa dá direito a participar de todas as atividades do evento. (Copa Ginga, Corrida do Capoeirista, Rodas e aulas, além da Papoeira).

Contamos com sua presença para abrilhantar ainda mais este acontecimento.

RODAS
Forró / Sambão / Pagode

COMO CHEGAR A SIRIBINHA

Ônibus para Sítio do Conde Terminal Rodoviário de Salvador, EMPRESA LINHA VERDE.

OBS. Hospedagem e alimentação corre por conta de cada um. Existem muitas pousadas e restaurantes em Siribinha/BA.

INFORMAÇÕES :
Tel. Mestre Itapoan (71) 3249 6020 - 9979 4213 – Mestre Itapoan -
cesaritapoan@gmail.com
Tel. (71) 33282773 – Prof. Dudu.
mailto:Dudu.duduginga@gmail.com

Fonte do texto abaixo: www.terenet.com.br/~senzala/bioitapoan.htm

Raimundo Cesar Alves de Almeida, nasceu em 13 de Agosto de 1947 em Salvador Bahia e é conhecido no universo da Capoeira como Mestre Itapoan, ganhou este apelido por morar em Itapoã bairro de Salvador.

Começou a praticar Capoeira em 22 de Setembro de 1964 aos 17 anos. Era aluno do Mestre Bimba com quem muito se identificava, e fazia todos os seus cursos. Em 1965 se formou recebendo o lenço azul, no ano seguinte fez um curso de especialização que lhe daria o lenço vermelho. Em 1967 recebeu o lenço amarelo por ter terminado o curso de especialização.

Em 1970 Mestre Bimba organizou um torneio de formados. Mestre Itapoan foi o campeão na categoria absoluto, um ano depois foi campeão absoluto e campeão de duplas dos Jogos Universitários Baianos.

Com Mestre Bimba, ele treinou até 1972, pos foi o ano em que Mestre Bimba decidiu mudar-se para Goiás. Mestre Itapoan resolveu ter seu próprio trabalho e junto com Hélio Xaréu fundou ainda em 1972 a GINGA ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA.

Três anos depois, foi campeão da "Taça Mestre Bimba no Jubileu de Prata F.B.P." como técnico da GINGA. Também como técnico foi tricampeão baiano de Capoeira nos anos de 1976, 77 e 78.

Em 1980 Mestre Itapoan fundou a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS PROFESSORES DE CAPOEIRA (A.B.P.C.), da qual é Presidente. Incansável, fundou ainda a FEDERAÇÃO BAIANA DE CAPOEIRA em 1983 e faz parte do Conselho de Mestres.

Em 1982 lançou o primeiro de vários livros que já escreveu, com o seguinte título "BIMBA, O PERFIL DO MESTRE", após este vieram "ATENILO, O RELAMPAGO DA CAPOEIRA REGIONAL"; "A BIBLIOGRAFIA CRÍTICA DA CAPOEIRA" e "A SAGA DO MESTRE BIMBA".

Lançou ainda a REVISTA NEGAÇA que já está no quarto volume.

Foi agraciado com a MEDALHA DO MÉRITO DESPORTIVO NACIONAL, por indicação do Presidente do CND, MANOEL TUBINO, aprovado pelo MEC, pelo Ministro CARLOS SANTANA e autorizado pelo então Presidente da República JOSÉ SARNEY, em 1992.

Além da vasta experiência na Capoeira, Mestre Itapoan é formado em ODONTOLOGIA desde 1975. É CIRURGIÃO DENTISTA, Professor Adjunto da UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, dando aulas de ENDODONTIA e vice-presidente do departamento de ODONTOLOGIA RESTAURADORA.

Mestre Itapoan, até hoje, mora no mesmo lugar que deu origem a seu apelido, no litoral de Salvador em Itapoã, e ministra cursos, palestras e participa de rodas de Capoeira por este Brasil afora.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Encontro(s) para encaminhamento de propostas para PL (Projeto de Lei) sobre regulamentação da atividade da capoeira.

.
Precisamos de maiores detalhes sobre o(s) Encontro(s) para encaminhamento de propostas para PL (Projeto de Lei) sobre regulamentação da atividade da capoeira.



Em 18/01/08, Darlene Costa - darlene_costa22@yahoo.com.br - escreveu:
Recebi e estou repassando acho muito construtivo!

Valter Passarinho - valterpassarinho@hotmail.com - escreveu:

Olá,Estaremos nos encontrando para encaminhar projeto sobre regulamentação da capoeira, ficaríamos muito contentes se você pudesse contribuir para formatarmos o projeto.

Encontro será no escritório do Zarattini.
Conto com você, um abraço
Passarinho
Não Perca!!!

Encontro para encaminharmos propostas para PL (Projeto Lei) sobre regulamentação da atividade da capoeira.
Reunião para finalizarmos o projeto, depois temos muito que fazer:
Organizar encontros, seminários etc...
Estamos organizando o pessoal no alto do Tietê e Zona Leste para um encontro em Março.
Por isso sua presença é muito importante.

Dia 18 de Janeiro de 2008
Sexta às 17h
Rua Libero Badaró, 336
2º andar – centro
Escritório Dep. Carlos Zarattini
F. 31075354 97491433- Passarinho

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Grupo Capoeira Brasil - Sydney/Australia - 13º Festival Internacional de Capoeira - de 18 de fevereiro a 09 de março de 2008.





.

.

Grupo Capoeira Brasil - Sydney/Australia - 13º Festival Internacional de Capoeira - de 18 de fevereiro a 09 de março de 2008.

13th International Capoeira Festival 18th Feb - 9th Mar 2008.

Calendário demonstrativo das três semanas de Oficinas, Encontros e Rodas e dos docentes convidados para conduzir os módulos.


Grupo Capoeira Brasil - Australia
Mestre Peixe / Andre Cerutti
P.O. Box 3146 Tamarama NSW 2026 Sydney
Web: http://www.capoeira.com.au/
Email: peixe@capoeira.com.au
capoeira_brasil@hotmail.com
Ph: (61-2) 9130 1326
Fax: (61-2) 9130 1327




Indicamos o vídeo de mestre Peixe http://www.youtube.com/watch?v=lDivGmiI_rk



.

A Associação Nação Palmares de Capoeira realiza seu VI Encontro Internacional de Capoeira na França , nos dias 09 e 10 de Fevereiro de 2008.

NAÇÃO PALMARES DE CAPOEIRA -Batismo anual 2008 - dias 09 e 10 de fevereiro.

Complexe Sportif Arthur Cornette (salle Delannoy) – rue Ferdinand Buisson, 59260 Hellemmes – métro Lezennes.

6è Recontre Internationale du Nord-Pas de Calais.
.
Fonte: José de Jesus Cutrim Campos - mestre Jota do Maranhão - jotajotacapoeira@yahoo.fr
.
A Associação Nação Palmares de Capoeira realiza seu VI Encontro Internacional de Capoeira na França , nos dias 09 e 10 de Fevereiro de 2008 , evento que reune capoeiristas da França, Bélgica, Holanda, Inglaterra e Brasil .
.
Baptême Annuelle 2008

Programmation:

Les stages/batizado tous niveaux : Complexe Sportif Arthur Cornette (salle Delannoy) – rue Ferdinand Buisson, 59260 Hellemmes – métro Lezennes

Les Stages tous niveaux : Capoeira , Capoeira Angola , Maculelê , Forró , …

Du 09 au 10 Février 2008:

09/02/08 – 10h -12h – stages

--14h -18h – stages

--20h -22h - Repas de fraternisation (Maison de quartier de Wazemmes)

--23h – Soirée Rítmo Latino (pagode/forró) – Guapa Bar

10/02/08 –09h30 – Réunion F.N.C.

--10h30-12h – stage

--14h -16h – stages

--16h–18h - Batizado

N.B : les stage et le repas seront payant pour les pratiquants d’autres écoles et toutes les personnes venues d’exterior.

.
Prix:

60€/Baptême complet (stages , repas , soirée , batizado , etc…)

35€/jours

10€/repas



Mestre Jota do Maranhão
Nação Palmares Capoeira
Tel: +33/661594133
Email :
mestrejota@hotmail.fr ou jotajotacapoeira@yahoo.fr
http://www.nacaopalmarescapoeira.com/

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

(Capoeira) Edna Lima's Batizado 2008 and Black History Month Celebration (Capoeira ABADA).

.
.
.

O Conselho da Cidade de Nova Iorque Homenageia EDNA LIMA pela sua notável contribuição para a comunidade. Assinado aos 24 dias de Fevereiro do ano de Dois Mil.
.
.
.
.
.
.


Fonte: Capoeira Batizado 2008 - batizado2008@abadacapoeira.com




Mestranda Edna Lima & alunos convidam para o Batizado e Troca de Cordas - 2008.

Por favor, convide seus amigos, sua família e quem gosta de cultura brasileira!

Ticket are just $15 on-line (NYS regulations prohibit sales at the event)

.
or from ABADÁ Capoeira New York students.
.
ABADÁ Capoeira - New York - batizado e cerimônia de graduação.

Domingo, 10 de fevereiro das 1:30 às 4:30 pm.

No Mês da História Negra (fevereiro, nos EUA), a celebração da cultura brasileira e dos 20 anos de história de Edna Lima em Nova Yorque.

Axé é o coração espiritual do Brasil ...
vive nas tradições e músicas de Capoeira ...
É especialmente forte no mágico convite do berimbau ...
E ganha vida no Batizado…

Queridos amigos, alunos, Capoeiristas e Brasileiros,

É um prazer convidá-lo e à sua família para o Batizado e cerimônia de graduação de Capoeira 2008, em que novos alunos jogarão Capoeira em público pela primeira vez e receberão seus apelidos na Capoeira e os alunos já graduados receberão a Corda (graduação) seguinte e mudam para o próximo nível de formação.

Como esta é uma ocasião cerimonial, seus amigos, familiares e membros de outras organizações de Capoeira estão convidados a participar. Com música animada, participação de platéia entusiasmada, a cantar, jogos por graduados e convidados e muita energia no ar.
.
A cultura brasileira e o gestual da Capoeira proporcionam a integração social, consciência cultural e o crescimento individual. Levamos a nossa cultura e tradição presentes, visual e fisicamente, para todos os grupos e classes sociais.

Esta celebração especial do Mês da História Negra contará com mestres, instrutores e graduados a apresentar Capoeira, Maculelê, Samba de Roda, Orixás Brasileiros e outras demonstrações folclóricas específicas.

• O nosso convidado é Mestre Camisa, Membro Fundador e presidente da ABADÁ Capoeira.

• O nosso convidado especial é Grão-Mestre João Grande, Patrimônio Nacional e dirigente da Capoeria Angola Center.

• Muitos outros Mestres, Contramestres, Instrutores e Professores da Costa Leste.

Muito obrigada antecipadamente pela sua participação neste ano.



Muito Axé!

Edna Lima

Founder and Chief Instructor

ABADÁ Capoeira New York

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

MAIS UMA DENÚNCIA CONTRA A CBC - Confederação Brasileira de Capoeira - FRAUDE EM RELATÓRIO DE COMPETIÇÃO.

ENCAMINHAMOS MAIS UMA DENÚNCIA CONTRA A CBC
FRAUDE EM RELATÓRIO DE COMPETIÇÃO:

Fonte:
From: Dermilson Brasil <canarioacbp@hotmail.com>
Date: 14/01/2008 11:22
Subject: To: SERGIO VIEIRA <capoeira.fica@gmail.com>

Olá Mestre aqui quem vos escreve é Prof. Canário de Manaus-AM. Acredito que já saiba da morte de Mestre Vermelho Boxeur. Mas o que me taz aqui é um fato que aconteceu comigo e mais 7 atletas do Amazonas que foram ao Rio de Janeiro participar do Campeonato Brasileiro do ano passado. A Confederação confirmou a data para o dia 16 17 e 18 de Novembro, perguntamos se tava tudo certo e ela confirmou! quando chegamos no Rio dia 14 de Novembro á Noite, nos liga o Mestre Pança de Goiás avisando que o Campeonato havia sido adiado para Dezembro, passamos inumeras necessidades para nos manter até o dia de nossa volta pois contávamos com a estadia da CBC, E NÃO PODIAMOS ANTECIPAR A NOSSA VOLTA POIS PAGARÍAMOS DIFERENÇA TARIFÁRIA DE MAIS DE 350REAIS. E depois a confederação disse que compraria nossas passagens para participarm0s em Dezembro, mas ficou só na promessa, Dpois de muitas dificuldades para conseguirmos nossas passagens e irmos com a maior delegação da história do Amazonas fomos sacaneados! ainda por cima fiquei sabendo que no relatório do Campeonato Brasileiro a Federação Amazonense está como participante, apesar de não estar presente. Acho isso uma total falta de Ética e uma puta Sacanagem conosco. Agora Estamos queimados com nossos patrocinadores e Secretária de Esportes. Só Gostaria que ficasse sabendo e verificasse a veracidade se estamos no Relatório da CBC como participantes. Gostaríamos que nos enviasse o convite para tentarmos nossa participação no Mundial da FICA se possível.
Abraço Prof.Canário


======================================================

Morte do Mestre Vermelho:
Vide: http://www.portalcapoeira.com/content/view/1527/301/

........................................................................................................................................

(Capoeira) EDITAL DE CONVOCAÇÃO - FICA

FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CAPOEIRA
Entidade Internacional de Direção, Administração e Regulamentação Desportiva
Fundada em 06 de junho de 1999 Filiada à União Mundial de Artes Marciais C.N.P.J. 03.680.332/0001-52
Rua Manoel Gomes La Torre 2320 P1 - 23 - Atibaia - SP - Brasil - Fone/Fax 0055.11.6442-7668 - capoeira.fica@gmail.com
INTERNATIONAL FEDERATION OF CAPOEIRA - FICA
http://www.capoeira-fica.org/

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

O Presidente da Federação Internacional de Capoeira, no uso de suas atribuições estatutárias, convoca a todos os Presidentes de Federações Nacionais e Estaduais e de Entidades de Prática Desportiva, a comparecerem em Assembléia Geral Ordinária a ser realizada no dia 08 de fevereiro de 2008, a ser realizada no Ginásio Municipal de Esportes Nelson Rueger, Centro, Araras, São Paulo, Brasil. A reunião ocorrerá em primeira chamada às 18:00 h e na forma estatutária, às 18:30 h em segunda chamada, e deliberará sobre as seguintes Ordens do Dia:
1- Prestação de Contas;
2- Reforma Estatutária para o atendimento de diretrizes do Comitê Olímpico Internacional;
3- Deliberação sobre ajustes no Código Desportivo Internacional de Capoeira para o estabelecimento do currículo mínimo e de critérios para a formação e o aprimoramento de árbitros e treinadores desportivos; reestruturação do Conselho Superior de Mestres; definição de critérios desportivos e competitivos da “Capoeira Contemporânea”; definição do uniforme de inverno;
4- Eleição de Presidente e Vice-Presidente, cinco Vice-presidentes Continentais, um Vice-Presidente Técnico, um Vice-Presidente Administrativo e Financeiro, três Conselheiros Fiscais e dois suplentes, um Procurador e nove auditores da Corte Internacional de Justiça Desportiva;
5- Deliberação sobre a implantação da sede geral da FICA na Suíça, da sede européia na Espanha e da sede executiva no Brasil;
6- Estabelecimento do plano quadrienal de atividades da FICA;
7- Deliberações sobre o Primeiro Campeonato Mundial Oficial de Capoeira e a filiação da FICA às entidades desportivas internacionais.

Somente terão direito de voto as entidades que estiverem devidamente filiadas e em dia com seus direitos institucionais.

Guarulhos, SP, Brasil, 07 de janeiro de 2008.

Prof. Sergio Luiz de Souza Vieira – Ph.D.
Presidente

Mensagem recebida em 14 de janeiro de 2008. (sic ao texto).

segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Federação Fluminense de Capoeira - Assembléia Geral Ordinária - 06 de janeiro de 2008, no SESC de São Gonçalo/RJ, Brasil.

Federação Fluminense de Capoeira - Assembléia Geral Ordinária - 06 de janeiro de 2008, no SESC de São Gonçalo/RJ, Brasil.



Federação Fluminense de Capoeira - Assembléia Geral Ordinária - 06 de janeiro de 2008, no SESC de São Gonçalo/RJ, Brasil. Pauta:Capoeira é PAN2007; Pré-mundial (Vitória/ES); Campeonato Brasileiro (N.Friburgo/RJ); Planejamento 2008; Prestação de contas; Reformulação da diretoria; Assuntos Gerais e Mundial 2008.
.
.

CIA BAOBA DE ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA - JUNIA BERTOLINO

Fonte: juniabertolino@yahoo.com.br - POR FAVOR DIVULGUEM NOSSO TRABALHO PARA SHOWS, OFICINAS E PALESTRAS. ABRAÇO. JUNIA BERTOLINO (31) 99176762 OU 3467-6762.


COMPANHIA BAOBÁ DE ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA




A escrita é uma coisa, e o saber, outra. A escrita é a fotografia do saber, mas não o saber em si. O saber é uma luz que existe no homem. A herança de tudo aquilo que nossos ancestrais vieram a conhecer e que se encontra latente em tudo o que nos transmitiram, assim como o baobá já existe potencial em sua semente.”
(Tierno Bokar)[1]


Formada pela bailarina-coreógrafa Júnia Bertolino, o dançarino-coreógrafo Willian Silva e o musicista e compositor Jorge África, a Companhia Baobá de Arte Africana e Afro-brasileira foi criada 1999, em suas montagens busca abordar o cotidiano do negro em seu habitat natural de ontem (as savanas, florestas e desertos africanos e os quilombos formados a partir das ações de resistência face à escravidão) e de hoje (mormente as cidades com sua desorganização social), no intuito de trazer a público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez.

Baobá é mãe e pai (bá e obá), é a grande árvore de tronco robusto e raízes fartas, símbolo do continente africano. O grupo começou encenando o espetáculo Fertilidade e depois Canto de Amani (homenagens aos filhos da coreógrafa que receberam nomes africanos Jahi Amani (significa dignidade e paz) e Dandara (rainha negra e mulher guerreira). O trabalho a Baobá é inspirado na cultura africana onde o teatro, o canto, a música e a dança não são geralmente vivenciados separados, mas utilizados diariamente pela comunidade de forma simultânea.

Também o papel dos griots (conhecidos como os contadores de histórias) que exercem uma função importante nesta cultura, tendo a responsabilidade de transmitir ensinamentos dos antepassados, é sem dúvida outra fonte de inspiração para Cia Baobá que busca através da pesquisa e da valorização da cultura popular, observar conceitos importantes nesta cultura como oralidade, respeito aos mestres mais velhos, memória, valorização da mulher (através do matriarcado), ancestralidade, tradição e identidade.

QUEBRANDO O SILÊNCIO – Um espetáculo que faz uma homenagem às manifestações culturais que são símbolos de resistência e luta para o povo negro: Candomblé, a Capoeira Angola e o samba. Além disto a performance apresenta através do canto, da poesia, dança e teatro momentos do cotidiano da vida do homem moderno que busca no sagrado, forças para enfrentar a labuta diária. Em destaque a forte presença feminina que através de desafios e vitórias constroe na atual sociedade a luta por seus direitos. O trabalho reverência também aos movimentos sociais atuantes que lutam por cidadania e igualdade racial. Direção: Júnia Bertolino.

ELENCO:
Júnia Bertolino (diretora e coreógrafa)
Willian Silva (bailarino/coreógrafo)
Fred Santos, Alex Tamborilar, Eric Delo e jander (percussionistas)
Evandro Nunes (ator e cantor)
Cláudio Brito (ator e capoeirista)
Lú Silva (bailarina/solista)
Andreia Pereira, Isabela Cristina Teixeira, Gaya Dandara Campos, Gabriela Rosário, Fabiana Souza, Simone Meireiles, Bianca Ruckert, Rose Nascimento, Lisa Lima e Marisa Veloso – (bailarinas) e convidados.

COREOGRAFIAS

CUENDA – (através das caixas e tambores, as congadas representou uma forma de organização e luta contra a escravidão, neste contexto é criada pelos escravos no Sec. XVIII em Diamantina a música Cuenda);
GUERREIRA – (inspirada nas danças tribais, homenagem a luta dos quilombolas na atualidade);
SEMBA–(o samba brasileiro, mostrando a resistência, denúncia e a alegria do samba através do corpo e as letras, sobretudo o samba de roda que também é símbolo de luta e resistência);
AFRO-BRASIL – na modernidade o afro-contemporâneo assumiu forma , trazendo temáticas onde o urbano e o rural, , o sagrado e o profano, o moderno e a tradição dialogam e propõe novos desafios nesta sociedade.

CONTATO:
Júnia Bertolino (31) 9917-6762/3467-6762
E-mail: juniabertolino@yahoo.com.br

“A tradição oral é a grande escola da vida, e dela recupera e relaciona todos os aspectos (...) Dentro da tradição oral, na verdade, o espiritual e o material não estão diassociados. (...) Ela é ao mesmo tempo religião, conhecimento, ciência natural, iniciação à arte, história, divertimento e recreação, uma vez que todo pormenor sempre nos permite remontar à Unidade primordial. (...) Fundada na iniciação e na experiência, a tradição oral conduz o homem à sua totalidade e, em viturde disso, pode-se dizer que contribuiu para criar um tipo de homem particular, para esculpir a alma africana”.
(HAMPATÉ (1983), p. 183).

INFORMAÇÕES SOBRE A PROPONENTE DO PROJETO: QUEBRANDO O SILENCIO, CIA BAOBÁ DE ARTE AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Júnia Bertolino é Bailarina Afro, jornalista (0011097/MG), antropóloga e pos-graduanda em Estudos Africanos e afro-brasileiros pela PUC-Contagem/MG. E ainda, Diretora e coreógrafa da Companhia Baobá de Arte Africana e Afro-Brasileira. Contato: (31) 99176762/3467-6762 ou email: http://br.f524.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=juniabertolino@yahoo.com.br.
Endereço: Rua: Paraisópolis, 93 casa C Santa Teresa – Belo Horizonte-MG Cep. 31.010.330

PUBLICAÇÕES RECENTES:
SILVA, Júnia Bertolina. O Congado na Comunidade dos Arturos: Catolicismo ou Culto Africano? Monografia para obtenção de bacharel no curso Ciências Sociais: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.

Fanzine - D.VER.CIDADE CULTURAL – Rede de Agentes Culturais – (texto e produção) – Centro Cultural da UFMG – Março/2003.

Livro: Heranças do Tempo, Fundação Municipal de Cultura/2006
Textos: Capoeira Angola no brasil e em Belo Horizonte
Samba de Roda em Belo Horizonte
REVISTA RODA – III FAN – FESTIVAL DE ARTE NEGRA/2006
Matéria: A Rainha Bela (Presidente do centro Espírita São João Batista e Guarda de Moçambique São João Batista/Bairro Santo André).

Revista Angoleiro é o que Eu Sou. Associação Cultural Eu Sou Angoleiro. Editora: Lutador. Belo Horizonte-MG. Junho de 2006.
Textos: Capoeira Angola em Belo Horizonte e Breve Histórico da Dança Afro-Brasileira.

Jornal Irohin / online - em 04/03/2007 http://www.irohin.org.br/ - ARTUROS E O CONGADO: SÍMBOLOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PARA POVO MINEIRO.

EXPERIÊNCIA NO BRASIL E EXTERIOR

Diversas apresentações culturais: Teatro Marista, Londrina/PR,Associação Médica de Minas Gerais. Seminário Relações Raciais e Consciência Negra. Belo Horizonte, Centro de Cultura de Belo Horizonte, Centro Cultural da UFMG, III Forum Social Mundial. Porto Alegre, Faculdade de Educação UFMG, Palácio das Artes, Sala Juvenal Dias, Teatro Marconaria, Stúdio Arte Ponto Com, Saguão Regional Pampulha , Teatro Francisco Nunes, Fórum Social Brasileiro, Palácio das Artes, Seminário Teológico PUC-Minas,Carnevale del Pollino & Festival Internazionale de Folklore (Grupo Bataka). Palco principal, Castrovillari/Itália, Festival Internazionale del Folklore. Piazza dela Chiesa, Casal Bertone, Roma, Semana da Consciência Negra PUC-MINAS. Auditório da PUC Seminário África/BRASIL - PUC - CONTAGEM. II Seminário Internacional de Diversidade ;Etnico-Cultural/Maio BETIM/2006, Aldeia Kilombo Sec.21 (Pça da Estação), Casa África /Ouro Branco/MG. Além de ter participado dos filmes Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton e Vinho de Rosas, de Elza Cataldo.

Oficinas em diversas escolas e projetos sociais:

Júnia Bertolino tem destacada participação em projetos socio-culturais, tendo desenvolvido oficinas e participado como dançarina em projetos como Bloco Oficina Tambolelê, Arautos do Gueto, Odum Orixás, Família Alcântara Coral, Comunidade Negra dos Arturos, crianças da Pedreira Prado Lopes e do Aglomerado da Serra (Favela Mirim) na Associação Educativa Radio Favela e Encontro Cultural de Milho Verde. ESCOLAS: Anne Frank, Monteiro Lobato, Imacon, Estadual Central, Conêgo Siqueira, São Rafael, FAE, FAFICH (UFMG), PUC-MINAS e NEWTON PAIVA. Além de diversas apresentações com a Cia. Baobá de Arte Africana, da qual faz parte, em diversas faculdades e escolas públicas de BH, Contagem, Santa Luzia e Nova Lima.
[1] Tierno Bokar Salif, falecido em 1940, foi um grande mestre da ordem muçulmana de Tijaniyya, além de tradicionalista em assuntos africanos. Cf. HAMPATÉ Bâ, A e CARDAIRE, M.., 1957.

=================================================================

BREVE CURRÍCULO

Júnia Bertolino é Bailarina Afro, jornalista (0011097/MG), antropóloga e pos-graduanda em Estudos Africanos e afro-brasileiros pela PUC-Contagem/MG. E ainda, Diretora e coreógrafa da Companhia Baobá de Arte Africana e Afro-Brasileira.

Contato: (31) 99176762/3467-6762 ou email: http://br.f524.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=juniabertolino@yahoo.com.br.
Endereço: Rua: Paraisópolis, 93 casa C Santa Teresa – Belo Horizonte-MG Cep. 31.010.330

PUBLICAÇÕES RECENTES:
SILVA, Júnia Bertolina. O Congado na Comunidade dos Arturos: Catolicismo ou Culto Africano? Monografia para obtenção de bacharel no curso Ciências Sociais: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2002.

Fanzine - D.VER.CIDADE CULTURAL – Rede de Agentes Culturais – (texto e produção) – Centro Cultural da UFMG – Março/2003.

Livro: Heranças do Tempo, Fundação Municipal de Cultura/2006
Textos: Capoeira Angola no brasil e em Belo Horizonte
Samba de Roda em Belo Horizonte
REVISTA RODA – III FAN – FESTIVAL DE ARTE NEGRA/2006
Matéria: A Rainha Bela (Presidente do centro Espírita São João Batista e Guarda de Moçambique São João Batista/Bairro Santo André).

Revista Angoleiro é o que Eu Sou. Associação Cultural Eu Sou Angoleiro. Editora: Lutador. Belo Horizonte-MG. Junho de 2006.
Textos: Capoeira Angola em Belo Horizonte e Breve Histórico da Dança Afro-Brasileira.

Jornal Irohin / online - em 04/03/2007 http://www.irohin.org.br/ - ARTUROS E O CONGADO: SÍMBOLOS DE LUTA E RESISTÊNCIA PARA POVO MINEIRO.

EXPERIÊNCIA NO BRASIL E EXTERIOR

Diversas apresentações culturais: Teatro Marista, Londrina/PR,Associação Médica de Minas Gerais. Seminário Relações Raciais e Consciência Negra. Belo Horizonte, Centro de Cultura de Belo Horizonte, Centro Cultural da UFMG, III Forum Social Mundial. Porto Alegre, Faculdade de Educação UFMG, Palácio das Artes, Sala Juvenal Dias, Teatro Marconaria, Stúdio Arte Ponto Com, Saguão Regional Pampulha , Teatro Francisco Nunes, Fórum Social Brasileiro, Palácio das Artes, Seminário Teológico PUC-Minas,Carnevale del Pollino & Festival Internazionale de Folklore (Grupo Bataka). Palco principal, Castrovillari/Itália, Festival Internazionale del Folklore. Piazza dela Chiesa, Casal Bertone, Roma, Semana da Consciência Negra PUC-MINAS. Auditório da PUC Seminário África/BRASIL - PUC - CONTAGEM. II Seminário Internacional de Diversidade ;Etnico-Cultural/Maio BETIM/2006, Aldeia Kilombo Sec.21 (Pça da Estação), Casa África /Ouro Branco/MG. Além de ter participado dos filmes Uma Onda no Ar, de Helvécio Ratton e Vinho de Rosas, de Elza Cataldo.

Oficinas em diversas escolas e projetos sociais:

Júnia Bertolino tem destacada participação em projetos socio-culturais, tendo desenvolvido oficinas e participado como dançarina em projetos como Bloco Oficina Tambolelê, Arautos do Gueto, Odum Orixás, Família Alcântara Coral, Comunidade Negra dos Arturos, crianças da Pedreira Prado Lopes e do Aglomerado da Serra (Favela Mirim) na Associação Educativa Radio Favela e Encontro Cultural de Milho Verde. ESCOLAS: Anne Frank, Monteiro Lobato, Imacon, Estadual Central, Conêgo Siqueira, São Rafael, FAE, FAFICH (UFMG), PUC-MINAS e NEWTON PAIVA. Além de diversas apresentações com a Cia. Baobá de Arte Africana, da qual faz parte, em diversas faculdades e escolas públicas de BH, Contagem, Santa Luzia e Nova Lima.

JÚNIA BERTOLINO

Minha carreira quanto dançarina afro e educadora vem contribuindo nesta reflexão de aprendizagem da dança afro-brasileira e a necessidade contribuir na formação dos professores que atualmente tem recebido dos alunos uma demanda para implantação desta disciplina nas escolas, sobretudo com a Lei 10.639/03. Algumas manifestações culturais no Brasil são exemplos de resistência do povo negro contra o racismo vigente. A dança afro, por exemplo merece ser reconhecida e valorizada como patrimônio imaterial do povo brasileiro. Segue um pouco da minha trajetória na dança afro e trabalhos educativos.

Reconhecida como uma bailarina afro atuante em Belo Horizonte e Minas Gerais, sou também jornalista (0011097/MG) e antropóloga, formada pela PUC/Minas e pela Universidade Federal de Minas Gerais. Venho pesquisando as manifestações culturais de matriz africana, sobretudo a dança afro brasileira que está sendo apresentada neste trabalho sobre Ancestralidade e suas expressões na dança afro. Durante este 12 anos de dança fro sempre estive preocupada com a questão étnica e também procurando acompanhar e participar ativamente das discussões sobre ações afirmativas para a população negra. O movimento político cultural como Coletivo de Cultura de Raiz através da Aldeia Kilombo Séc.21 no III FAN (Festival de Arte Negra) em 2006 é um dos exemplos mais recente. Outra iniciativa importante na minha trajetória para ressaltar este tema na monografia final é porque venho há muitos anos, como pesquisadora na Comunidade dos Arturos em 1999. Sendo que defendi em outubro de 2002 a monografia: O Congado na Comunidade dos Arturos: Catolicismo ou Culto Africano? Monografia para obtenção de bacharel no curso Ciências Sociais: Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2002. Dando continuidade aos estudos completei a licenciatura em 2003.
E ainda, sou diretora e coreógrafa da Companhia Baobá de Arte Africana e Afro-Brasileira e uma das jornalistas responsáveis pela Revista Angoleiro é o que Eu Sou, da ACESA (associação cultural Eu Sou Angoleiro) que traz na primeira edição a trajetória da Capoeira Angola em Belo Horizonte e um breve histórico sobre a dança afro na capital mineira. Minha formação artística tem sido enriquecedora pois diversos profissionais vem ensinando-me muito na trajetória.
Em 1995 fiz minha primeira apresentação de dança afro com o grupo da Ró Fatawá (Grupo Aruë das Gerais/São Geraldo) outra mulher batalhadora e com um trabalho social de dança afro há mais de 20 anos. Mestres da dança afro: Evandro Passos, Marlene Silva, Carlos Afro, João Bosco e Willian Silva contribuiram demais na minha profissionalização. Fiz um ano de jazz, aos 15 anos com Richard Pierre ( União Recanto Clube/ Santa Inês) parei e só retornei com 29 anos. Depois que comecei dancei de tudo (seis meses de clássico com Paulo Tarso(SECS Tupinambas), dança folclórica, dança do ventre e dança de salão. Nomes como: Rose Zampelli, Ronaldo Thiago, Daise Faria, Eduardo Passos, Orlando de Paula Marilene Rodrigues (Projeto Querubins/Acaba Mundo), Marilda Cordeiro (Guerreiros de Nagô/Alto Vera Cruz), Gersino Alves (Irmandade de Atores da Pandega/Lagoa Santa) foram importantes na sua trajetória artística. "Sempre que posso faço oficinas e venho aprendendo com outros profissionais de diversos estilos de dança: Rui Moreira (Será Quê ?) Sueli Machado/ Criação do gesto (Grupo 1º Ato), Dudude Herrmann e Dança de rua (Balé de Rua/ Uberlândia). Nos dois últimos anos fiz várias oficinas com profissionais de dança Contemporânea, de vários estados brasileiros através do Projeto FID – Fórum Internacional de Dança. Profissionais internacionais também contribuiram: Germaine Acoyre (França/1995), Júlio Leitão (Projeto "Batoto Yetu/New York/1998),Yubi Torresz Contreas (Cuba/2001), Souleymane Koly – Aula-Espetáculo (Abdijan/Costa do Marfim/2003) e Clyde Morgan (EUA)/2003; Germaine Acoyre (Senegal/África/2006) e Peter Badejo (Nigéria/África/2006). Em 2003 participei Carnevale Del Pollino & Festival Internazionale de Folklore Castrovillari na Itália como bailarina convidada da Cia Danças Bataka.