quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Venho seguindo desde muito tempo atrás o que ocorre com a modalidade esportiva da capoeira no mundo inteiro e mas concretamente no Brasil...

Prezado profesor Joel:

Favor publique esta carta do archivo adjunto na web do jogoatlético.

Obrigado e Feliz Natal

Javier Rubiera Cuervo

Pte. del Club Deportivo Capoeira-Oviedo.

Presidente de Federación Española de Capoeira

Asesor Legal no ejecutivo de FICA.

Prezado professor Gersolino:

Queria dar-lhe una visión do esporte da capoeira desde fora do Brasil.Podemos jogar ao futbol na praia, no campo de uma forma informal e quando um tem uma lexión se vai à previdencia social a curar-se e tudo segue igual.

Chegam a Europa Instrutores Brasileiros de Capoeira, grandes esportistas e melhores pessoas que no seu afã de subsistir, trabalham ensinando a capoeira mais depois que um tempo se impõe a realidade, os pais dos alunos começam a perguntar se o instrutor tem o título de técnico esportivo,que se a capoeira é um esporte reconhecido,que se o instrutor tem um seguro de acidentes, etc, etc, etc.

Estou ajudando a reconhecer legalmente a capoeira como modalidade esportiva para que os instrutores possam sair da precariedade na qual se encontram, optar a formar-se com titulações esportivas amparadas por leis espanholas, que possam ter um trabalho remunerado com estas qualificações de tecnicos esportivos como em qualquer esporte. Aqui na Europa se pode viver muito dignamente com estas qualificações esportivas e em qualquer esporte. Um sem-fim de coisas que o único modo de conseguí-las é seguir as passagens de FICA respeitando o Codigo Esportivo Internacional no mundo inteiro dessa maneira que se pode reconhecer este esporte pelo COI.

Esta visão é puramente objetiva e não ataca nem defende a nadie. Es a pura realidade ou você está com ela o fora dela, não há um meio termo.

Um cordial cumprimento

Javier Rubiera

Presidente da Federação Espanhola de Capoeira.


att.Sr Presidente de cbc:

Venho seguindo desde muito tempo atrás o que ocorre com a modalidade esportiva da capoeira no mundo inteiro e mas concretamente no Brasil. Lhe sugero que a melhor forma de divulgar a capoeira não és presentandola a turistas em praças do Brasil. A melhor forma que a capoeira como modalidade esportiva seja reconhecida mundialmente, direito do povo Brasileiro, é atraves do trabalho de vários paises do mundo organizados em federações e com um regulamento ético e esportivo comum que por enquanto é o CDIC promovido por FICA. La CBC também deve de apoiar este trabalho fortalecendo as federações estaduales. O senhor pode, sem querer, fazer PARTE o trabalho de FICA mas desde fora do Brasil o vemos como errado. No futuro a longo prazo pode que no Brasil sigais com as gerras você interna e chegará o momento que o Codigo Esportivo Internacional de Capoeira seja o regulamento que faça com que o COI reconheça a Capoeira como esporte associado. Morrerá no Brasil o esporte da Capoeira e renacera na Europa? Já veremos que depara o futuro.

-- Javier Rubiera Cuervo
Pte. del Club Deportivo Capoeira-Oviedo.
Asesor Legal no ejecutivo de FICA.

Um comentário:

Tommy.- disse...

ohh, muito legal :D

si este libro saliera en español. de seguro lo compraría


saludos desde Chile

Tomás Franco