Aconteceu em Saquarema, na Rua Albertino Vasconcelos, 12, no Clube Boqueirão, no dia 27 de julho de 2008, num claro domingo de sol, em pleno inverno tropical brasileiro.
Mestres, contramestres e outros docentes de capoeira, capitaneados pela Federação Fluminense de Capoeira, presidida pelo mestre Zezeu (Elizeu dos Santos Felipe), lá estiveram a prestigiar a festa, com a legítima sanção social aprobatória.
Ao respeitável e simpático público, composto de mamães, papais, familiares dos graduandos e outros admiradores da capoeira, colocamo-nos ao inteiro dispor para dirimir as dúvidas e responder às críticas, elogios e sugestões. Escrevam para este blog (no rodapé).
Homenagem especial ao mestre Travassos (Victor Widavisky Travassos), que emocionado a recebeu e discursou belamente em prol da capoeira, da sua difusão e merecimento do melhor que a sociedade pode retribuir pelos benefícios que ela oferece. Mestre Travassos é um ícone referencial da exemplar qualidade capoeirística para as gerações mais novas.
Evidente também o mestre Chita (Itamar da Conceição Magalhães), baluarte e incansável defensor da nossa arte-luta, sempre alegre a mostrar excelência e esbeltez no jogo e no trato com os capoeiristas e com o público presente.
Mestre Machado (José Machado dos Santos), em sua incomparável performance física, técnica, tática e de escorreita semântica vernácula que lhe é peculiar na retórica e no eloqüente discurso, mostrou-se um digno advogado da cultura popular brasileira, em especial da capoeira, pela qual galhardamente defendeu a causa de que esta nossa arte precisa por demais de eventos como este, da Associação de Capoeira Vôo da Iúna, encabeçada pelo contramestre Neto (José Netto de Castro) e por seu imediato, formado Zorro (Manoel Oliveira de Almeida).
Das palavras de Mestre Machado depreendemos e esperançamo-nos que é certo o fato de a nossa capoeira ostentar muito em breve o brilho de estrela de primeira grandeza da cultura popular e acadêmica brasileira e mundial.
Mestre Zezeu (Elizeu dos Santos Felipe), presidente da Federação Fluminense de Capoeira, muito bem mostrou a sua capacidade de liderança e de articulador político, sábio e prudente, ao convidar representantes de diversos segmentos capoeirísticos para juntos e em harmonia congraçarem pela nossa arte afro-brasileira naquele maravilhoso evento na cidade praiana de Saquarema/RJ.
Presentes também mestre Pedrinho, mestre Jacaré, mestre Rezuski e outros não citados, aos quais pedimos responderem no rodapé deste blog para que os incluamos merecidamente nesta matéria, pois, no afã da batalha da cobertura informativa, nem sempre podemos a tudo coligir para uma perfeita divulgação. Pedimos, por isto, desculpas àqueles que não estão aqui mencionados, mas que se façam inclusos, escrevendo para este blog, para o devido acerto.
A festa foi perfeita e sem nenhum entrave depreciativo. A logística do evento muito bem planejada, onde ninguém ficou com sede ou sem saber onde ficava o banheiro. Refeições ligeiras e refrigerantes foram distribuídos aos participantes e depois um almoço aos convidados ilustres. Quanto a chegar ao local, pareceu-nos fácil, em face do grande número de pessoas que lá estavam. Nota 10 (dez) aos organizadores Neto e Zorro.
Graduações & alunos recipiendários:
Cinza:
Lindinha;
Walace.
Verde e cinza:
Leonardo;
Mascote.
Verde:
Abril;
Angel;
Paraíba.
Amarelo e cinza:
Rabugenta.
Amarelo:
Chotocan;
Nanica;
Neguinho;
Pica-Pau.
Azul:
Azevedo;
Bailarina;
Bandeirinha;
Bonitinha;
Domenico;
Ferrugem;
Ligerinho;
Morena;
Negão;
Vulcão.
Verde e amarelo:
Bagunça;
Faguinho;
Zé Orelha.
Verde, amarelo e azul:
Formado Zorro (Manoel Oliveira de Almeida), um dos dois organizadores, foi graduado e recipiendário da corda de graduação naquela cerimônia.
Agradecemos e parabenizamos a Associação de Capoeira Vôo da Iúna, de Saquarema/RJ - Brasil, pela magnífica festa de Graduação – batizado e entrega de cordas – onde cada criança, adolescente e adulto daquele grupo sabe dignamente atuar com disciplina, lhaneza, solicitude, civilidade, hospitalidade e respeito aos visitantes.
Parabéns contramestre Neto e formado Zorro!!!
Federação Fluminense de Capoeira
Elizeu dos Santos Felipe – presidente.
Joel Pires Marques – diretor de divulgação.